quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A caretice do facebook

A capa do novo disco de Karina Bhur traz sua foto, representando uma guerreira, com punhal cigano, colar de búzios, pulseiras e anéis e com os seios à mostra. Foi o bastante para o facebook censurar a imagem e retirá-la do ar, por considerar que o conteúdo não segue os padrões da rede social à nudez. Que facebook careta é esse!

Até o Ministério da Cultura se manifestou em solidariedade à cantora, bem como os internautas criticando a censura, ao que a cantora bradou: “Não entendo essa proteção de ver a gente nua, não entendo qual é o drama com isso”. Tá certo Karina

Foto: Ilustrativa

É penta!

Bem mais atraente que o Campeonato Brasileiro, praticamente decidido em favor do Curintiá, há outra competição na praça talvez mais emocionante que é a disputa entre Paulo Maluf e Eduardo Cunha para saber quem é mais investigado ou goza mais de impunidade.

Já são cinco os réus da Lava-Jato que acusam o presidente da Câmara de se beneficiar do esquema de corrupção na Petrobrás. Ou seja, Cunha é penta.

Fonte: Anselmo Gois

Gal 70

Os setenta anos de Gal comemorados neste sábado, dia 26, a aniversariante faz a festa, mas os presenteados seremos sempre nós, privilegiados ouvintes de sua bela voz, seus agudos ainda precisos e cortantes e sua musicalidade apaixonante. Salve Gal!

Do disco Índia de 1973, em uma seleção primorosa que inclui Presente cotidiano, Relance, Da maior importância, Volta e Desafinado com a participação de Dominguinhos em intervenções magistrais. Ouçamos!

Vídeo: Youtube

Vem aí o Fera!

Com vista espetacular da Baía de Todos os Santos, inclusive do Forte de São Marcelo, a cobertura do novo Palace Hotel em fase de conclusão de obras de sua reforma, terá um bar, o Fera Lounge, que funcionará o dia todo, com petiscos, bebidas no cardápio. e os fins fins de tarde serão embalados por DJs e música ao vivo.

E agora, mais uma boa noticia, não só os hóspedes do luxuoso hotel poderão desfrutar da regalia. Os de casa poderão também frequentar o espaço  e voltar a frequentar esta área bonita de Salvador que é o Centro Histórico. A previsão é que o Fera Palace Hotel seja inaugurado em meados do ano que vem. 

Foto: Ilustrativa (maquete)

Deficientes

No bar, na mesa ao lado:
- Rapaz, eu estava no estacionamento de um shopping e chegou um jovem saudável, que estacionou o carro exatamente na vaga reservada a deficientes físicos. Aí, veio o vigilante e lhe chamou a atenção.

Eu, então, contestei: “Ele está certo, senhor”, disse ao vigilante. E este, espantado, olhou com surpresa para mim: “Certo? Como?”. E eu disse: “Ele é um deficiente... mental!

Foto: Ilustrativa

Crise? Que crise?

Claro que existe uma séria crise, uma desarrumação na economia cuja parte mais dura e visível é o desemprego que atinge as classes menos favorecidas no processo de deterioração econômica do país. Mas ela, a crise, não atinge a todos indistintamente, uns vivem no melhor dos mundos e devem se perguntar em seus gabinetes refrigerados: Crise? Que crise?

Pois é, dados divulgados pela Protest, dão conta de que as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos nos últimos anos, 2013, 2014 e 2015, aumentaram em até 169% em relação a janeiro de 2013, isto é, 8,6 vezes superior ao valor da inflação para o mesmo período.

Desta forma, os bancos vão, metendo a mão no bolsos dos clientes, que nem sempre notam o achaque. Como se não bastasse compor o grupo empresarial que mais lucro tem neste país, cada vez menos oferecem segurança aos seus clientes e não estão nem aí para a infindável sequência de agências explodidas, com notável ênfase na Bahia.

Foto: Ilustrativa

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Novo Teatro na cidade

Nova casa de espetáculo na cidade. Com 260 lugares, o Teatro da Cidade, na Avenida Paralela, abrirá suas portas no dia 2 de outubro. Os atores Ricardo Bittencourt, Cyria Coentro e João Miguel participarão da festa de inauguração do espaço, instalado no prédio do colégio Villa-Campus de Educação.

Ricardo abrirá a noite declamando o texto Hino à Arte, de Domingos Oliveira. Cyria recitará poesias do seu monólogo Love. Já João Miguel falará sobre a importância de mais uma casa dedicada às artes em Salvador. Para completar, Ana Mametto faz uma apresentação, acompanhada pelo marido, Yacoce Simões, ao piano.

Foto: João Miguel

Junior decolou

Um dos últimos números da Piauí traz uma reportagem sobre a indicação do genro do Senador Eunício Lopes de Oliveira, do PMDB-CE, para uma diretoria da ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil em um texto que flui com a capacidade conhecida de todos eles na excelente revista. Alguma parada prá respirar atende mais a um problema estomacal que propriamente a desinteresse no que se lê. A sensação de vômito provocada à proporção que vai tomando corpo a forma abjeta e promíscua com que a classe política se relaciona com os cargos públicos, é feito um soco no estomago.

Renato Fenelon das Neves Junior é o genro do amigo sogro, também conhecido como “o dono de Corumbá de Goiás” visto as 70 propriedades rurais que possui no estado, é o avalista de Fenelon para uma das diretorias da ANAC. O candidato Junior conhece tanto de aviação como eu de física quântica, só que USP e UNICAMP ainda não perceberam isso, ao contrário de Fenelon que já abocanhou a diretoria pretendida pelo Senador.

A indicação demorou o tempo que sempre tem a Presidente a sua disposição, além da lerdeza conhecida, para estas indicações, mas Fenelon soube esperar até a sabatina no Senado, cujo genro soube driblar os seus pares para não dificultar a vida do amigo genro. 

Caricatura: N. Khuzina

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uma imagem


Foto: Estadão

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo

Certa feita, num sábado vazio e lento, fomos com o amigo e companheiro de pensionato, João Neto, um abusado e apaixonado flamenguista, como convém a todo torcedor do Flamengo, visitar o nosso time que estava de passagem pela cidade. Hospedado no Hotel Oxumaré, na ladeira de São Bento, o “Mengo” iria fazer uma partida amistosa com o Esporte Clube Bahia.

O nosso Flamengo trazia como grande atração, o jogador Berico, recém contratado junto ao Guarani de Campinas, como a maior revelação do campeonato paulista daquele ano. Berico era um crioulo alto e forte, tipo estivador, alegre e desembaraçado, que parecia trazer na boca mais dentes que comportava a sua arcada dentária. Cada frase que Berico tentava articular trazia além do sotaque de caipira campineiro, um atentado à língua mãe extensivo a toda parentalha latina. 

Domingo, Fonte Nova lotada e nós lá, engrossando a torcida daquele que seria nosso segundo clube: O Vitória. O time do Bahia possuía uma dupla de zagueiros formada por Henricão e Roberto Rebouças que atuava como empregados, “fugidos e mal pagos”, do Nina Rodrigues. Um esquartejava e o outro dissecava, ante o olhar complacente do juiz, que atuava sob a ameaça de possíveis sopapos de Osório Vilas Boas, o xerife do lugar.


Numa dessas investidas, logo nos primeiros minutos da partida, mandaram Berico de volta para a casa da sua genitora, em Campinas. E nunca mais se soube de Berico, nem de seu autógrafo digital, segundo a constatação de João Neto sobre o analfabetismo do craque rubronegro.    

Foto: Ilustrativa

Playboy voador


Charge: Aroeira

Prêmio da Música Brasileira

O apresentador de televisão e diretor de marketing José Mauricio Macheline, responsável pela edição do Prêmio da Música Brasileira que contempla artistas das mais variadas correntes musicais, teve uma má noticia. Caso queira e espera-se que sim, tal a importância do prêmio, reverter o prejuízo terá que desde já, sair em busca de outros parceiros para a sua empreitada.

É que Companhia Vale do Rio Doce, ou tão somente Vale, alegando queda nos preços do ferro pôs fim a um patrocínio que já durava 06 anos, e cuja última edição prestou homenagem a Maria Betânia. Dada a visibilidade do prêmio e a sua importância para a classe artística, almeja-se que outra grande empresa possa vir bancar o patrocínio, dando continuidade ao trabalho do Macheline, nestes tempos sombrios de cortes e adiamentos de despesas.

Foto: Ilustrativa 

Matando a sede

Nos bagulhos que a classe média costuma (ou costumava) trazer quando em viagem de turismo cultural e de consumismo ostensivo, em Miami, pode ir tirando de seu rol de inutilidades, a água mineral

A empresa americana PepsiCo está de olho em engarrafadoras de água mineral por aqui. A empresa quer trazer para o país a marca Aquafina, uma das líderes de mercado nos Estados Unidos.

Foto: Ilustrativa

Eles disseram...

Não vai ter bunda-mole no céu, só casca grossa. Se liga bichooo! – Baby do Brasil – Cantora – Em sua apresentação no Rock in Rio

Que patacoada é essa de se reunir com Peres! É como se tivessem se reunido com Pinochet para contribuir com o “diálogo” no ChileRoger Waters – Ex-Pink Floyd – Sobre o encontro de Gil e Caetano com Shimon Peres, em Israel

Abre a porta, abre a porta, motorista. Só tem ladrão. Vamos dar porrada. Fotografa eles, só tem ladrão – Jovem da Zona Sul – Espancando jovem que saía da praia do Arpoador

A bancada religiosa tem obsessão pela causa errada. Deveria concentrar seus esforços no mandamento “Não roubarás” – Ana Paula Ávila – Professora gaúcha – Sobre proteção das minorias e direitos dos homossexuais em Congresso sobre Direito Constitucional

Esses dias, algumas horas antes de uma votação (vetos), ela ligou prá mim e eu não atendi Walter Pinheiro – Senador – Entre amigos queixando-se da Presidente.

Foto: Baby do Brasil e Pepu Gomes

Intocáveis e imprestáveis


Fotomontagem: Internet

Angeli, 40 anos de Folha

Angeli é um dos grandes cartunistas brasileiros que não teve o seu batismo nas páginas do Pasquim, embora tenha sido influenciado, como tantos, por Jaguar, Millor e Henfil fundadores do saudoso semanário. Ele já pulou direto para as páginas da Folha onde estreou em 1975 com uma charge “meio esquisitona” sobre as divisões internas do antigo MDB, que desaguou no PMDB e que continua fiel as suas origens de eternas divergências. Mas, isto é um problema deles e do lixo político tupiniquim.

Quanto ao Angeli, junto aos amigos Glauco e Laerte criou a inigualável Chiclete com Banana que chegou a tiragem de 110 mil exemplares, deixando por um tempo as charges para se dedicar as “tirinhas” e a revista. Na Chiclete surgiram tipos impagáveis como a porra louca Rê Bordosa, o punk Bob Cuspe, os velhos hippies Wood e Stock e os literalmente Skrotinhos, uma dupla da pesada na desqualificação de tudo e todos.

Agora, em setembro deste ano Angeli completou 40 anos na Folha e de lá prá cá muita coisa mudou no seu humor, seus desenhos. Deixou de caricaturar personagens da política como fez por muito tempo, especialmente com Sarney e Maluf, para se dedicar a ironia e ao escracho de nossas mazelas sociais, com a contundência que sempre caracterizou seu traço. Algumas de suas charges são tão ou mais eloquentes que os editoriais do jornal onde deixa sua marca. Vida longa ao Angel, uma legenda do cartum nacional.

Foto: Ilustrativa

Os sírios estão chegando

A imagem daquela criança síria boiando morta em uma praia da Turquia não pode ser esquecida nunca, jamais e deverá vagar sempre em nossa memória como símbolo de nossa capacidade, adormecida talvez, de sentir compaixão, de tolerar divergências, de acolher o irmão, como vem pregando o Papa Francisco. Façamos tudo o que pudermos, um gesto, uma palavra, um prato de comida, um cobertor para aqueles que fogem da guerra e da fome, como sírios e africanos que batem às portas do mundo em busca de abrigo e paz, não achando nem uma coisa, nem outra.

Os primeiros sírios que chegam ao nosso país, vítimas do conflito, estão se localizando, por enquanto no Paraná. Embora em condições semelhantes àquelas que os mexicanos ou de outras nacionalidades se aventuram quando migraram para o território norte-americano, se sujeitando a pagar quantias elevadas pela entrada, numa espécie de tráfico humano. Os sírios estão passando o mesmo por aqui, até que o governo e a Policia Federal intervenham coibindo a desumanidade destes, denominados, coiotes.

Outros já se estabeleceram há mais tempo e já possuem residência, fixa, trabalho e uma convivência amistosa, embora com certa resistência inicial, hoje já desfrutam dessa hospitalidade brasileira e exercem livremente suas atividades religiosos como mulçumanos que são, com edificações de templos e casas de oração para o islã.no estado. Basicamente em cidades como Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão, Dois vizinhos entre outras.

Foto: Sírios em fuga

A Fonte Nova é nossa

Não dá prá segurar a alegria de ver o Vitória como gostaríamos que sempre fosse. Altivo, forte, vencedor, no lugar que merece no futebol nordestino, pelo menos, já que para os programas esportivos paulistas, o dono do pedaço nacional é mesmo do Curíntia. Então que seja.

A vitória para o Paissandu na Fonte Nova, por 3 x 1, sábado, diante de um público excelente que volta a prestigiar o nosso rubronegro, sem as limitações e dificuldades de acesso que a cidade ainda oferece aos que querem se deslocar até o Barradão, foi emocionante, de lavar a alma. Por enquanto a Arena Fonte Nova é nossa, aliás, de todos nós esportistas ou não, até que sejam quitados os investimentos públicos feitos na ampliação e reforma do estádio.

Foto: Torcida Rubronegra na Fonte Nova

Os hebreus botam a Globo prá correr

Uma novela tem tirado o sono dos autores e diretores da TV Globo em suas novelas das 21 horas, pois tanto faz abreviar o fim de uma malograda Babilônia, pondo em seu lugar uma mixórdia similar, que a Record, e seu conservadorismo religioso, vai surfando nesta onda de rejeição aos folhetins globais. É pau, é pedra, é campanha em redes sociais, é manifestação religiosa daqui e dalí, é associação de pais, a velhinha de Taubaté e o Ibope despencando ladeira abaixo para desespero da cúpula global.

A causadora de todo este desconforto intestinal no núcleo da novela das 9 horas, é uma não menos novela da TV Record, naturalmente de cunho religioso, que é “Os dez mandamentos”. Com o roteiro já posto nas páginas da Bíblia, as tramas vão se sucedendo com a saga do povo hebreu peregrinando no deserto, após a libertação pelo Egito, por quem foi escravizado. Uma sociedade preconceituosa e careta como a nossa é evidente a identificação e, os números vão crescendo com a audiência.

A Globo acuada pela concorrência estica o seu Jornal Nacional no que pode, atira em seus alvos prediletos, com as ilações e deformações jornalísticas conhecidas, tentando fugir dos “mandamentos”, mas eles não desistem do atropelo. E a TV Record tomou gosto pela coisa e tem investido pesado em seu folhetim bíblico. Um exemplo disso é a cena da abertura do Mar Vermelho para a passagem do povo de Moisés em fuga, na direção da Terra Prometida, que está sendo gravada há quatro meses. Coisa de Hollywood!

Foto: Ilustrativa

A lua

“Deixo a luz do olhar no teu luar, adeus” o verso de Serra da Boa Esperança de Lamartine Babo é considerado por estudiosos e críticos como uma dos mais bonitos e poéticos da música brasileira. Tão bonito como o fenômeno da super lua e do eclipse visto ontem em todo o mundo.  A lua!

Foto: Ilustrativa

sábado, 26 de setembro de 2015

O melhor do mau humor

Uma seleção elaborada por Ruy Castro, flagrando momentos de irritação, impaciência, abuso e ceticismo de algumas personalidades nacionais e internacionais:

A minha única restrição aos cigarros é a de que eles já não vêm acesos. Fran Lebowitz

Se todos os seres humanos tivessem ouvido realmente apurado, nenhum idiota teria coragem de inventar o acordeom. Millôr Fernandes.

Ópera em inglês faz tanto sentido quanto beisebol em italiano. H.L.Mencken

A descoberta do clarinete por Mozart foi uma contribuição maior do que toda a África nos deu até hoje. Paulo Francis

A morte é o clube mais aberto do mundo. Otto Lara Resende

Quando o sujeito é uma besta e não é capaz de fazer nada, faz filhos. Nelson Rodrigues

O brasileiro é sueco com a mulher dos outros e mineiro com a própria mulher. Ronaldo Bôscoli

A Bolsa de Valores é algo assim como uma suruba em que você entra com a bunda. O Planeta Diário.

Fonte: O melhor do mau humor - Ruy Castro

A cabeleira do Pará

Um dos lances mais bisonho para um atleta no Campeonato Brasileiro – 2015, aconteceu no jogo em que o Atlético – MG atropelou o Flamengo, no estádio Independência, por 4 x 1. O argentino Dátolos do time mineiro aplicou no lateral direito do Flamengo, o Pará, um drible tão desconcertante como genial, principalmente por ter redundo em mais um gol do Atlético. Coisa de louco, o Pará deve até hoje estar procurando a bola, o adversário e com vergonha dos pais, amigos e filhos.

Aliás, o lateral direito do Flamengo apesar de todas as suas limitações técnicas só atua em times de ponta como Santos, Grêmio e agora o rubronegro, levando a crer que o “santo” do Pará é forte, ou o seu empresário mais ainda. Mas, se o futebol do Pará, é perfeitamente esquecível e odiado pela torcida do Flamengo, o seu corte de cabelo é de uma presepada maior que o Maracanã, onde amanhã ele estará de volta contra o Vasco. Assim, Flamengo ninguém aguenta.

Foto: Ilustrativa

O show não pára

Depois de dois dias ininterruptos de muito rock, heavy metal e psicodelia no Palco Mundo, o Rock in Rio tem hoje, dia 26, uma noite não menos agitada, mas dançante, pop, prá se cantar e agitar junto. Afinal hoje é o dia do furacão Rihanna e seu poderoso repertório que deverá colocar meio mundo para dançar sem parar.

Mas, antes da americana pisar na Cidade do Rock, o britânico Sam Smith, a banda australiana Sheppard e o nosso Lulu Santos abrirão os trabalhos, cabendo ao brasileiro a abertura da noite, aquele espécie de esquenta para a grande plateia que por certo, mais uma vez, prá lá se fará presente.

Mas nem só de Palco Mundo vive o grande evento, outras atrações tão ou mais interessantes estarão, hoje, no Palco Sunset, como Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, Erasmo Carlos e a cantora africana do Benin, Angelique Kidjo. Tem prá todos os gostos. 

Foto: Rihanna.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Em berço esplêndido


Charge: Angeli

Em fase de recuperação

Sempre que aos domingos, pelas manhãs, caminho entre o Porto e o Farol fico compadecido com a situação do Hospital Espanhol, fechado, já com algum tempo sem funcionamento, em um estado com tanta carência na área da saúde como em outras.

Acumulando um contencioso trabalhista de mais de 700 ações movidas por ex-funcionários, além de credores os mais diversos, representantes da Real Sociedade Espanhola responsável pela massa falida, parece enxergar uma luz, em meio a tanta desesperança.


O Grupo Promédica apresentou uma proposta de investimento que alcança o passivo trabalhista, débitos comerciais e bancários, além de reabrir o estabelecimento. Os acordos trabalhistas conduzidos pela junta conciliadora do Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região espera ir quitando as demandas dos funcionários à proporção que os recursos da Promédica forem sendo liberados. É uma saída, talvez lenta, mas a possibilidade da reabertura do Hospital Espanhol é animadora.

Foto: Ilustrativa

Na trilha da Rio-2016

Os compositores Antonio Pinto e Beto Villares vão assinar a direção musical da abertura da Olimpíada do Rio. O repertório deverá ter canções de ambos e de outros artistas.

Pinto, que é filho do cartunista Ziraldo e irmão de Daniela Thomas, uma das diretoras da cerimônia, compôs trilhas de filmes como Cidade de Deus e Central do Brasil.

E Villares também trabalha com cinema e produziu discos de Céu e Zélia Duncan, acaba de contratar um escritório para administrar seus direitos autorais. 

Foto: Ilustrativa

O rock envelheceu (e bem)

Justiça se faça ao rock: nenhuma outra música envelheceu tão bem. Tome alguns artistas do Rock in Rio e veja como eles eram em começo de carreira, nos anos 60: jovens, magros, bonitos, "rebeldes", contestadores, com longas e louras cabeleiras. Hoje estariam velhos, gordos, feios, desdentados (cocaína faz mal aos dentes), carecas ou com restos de cabelos branco, botinas, calça de lona, munhequeira e colete aberto sobre a barriga branca e insubmersível.

Mas, agora, vem o lado bonito da coisa. O fato de esses homens terem hoje mais de 70 anos e serem, quem sabe, diabéticos, não incomoda seus jovens fãs. Sim, os caras envelheceram, e daí? –dirão os garotos. Está certo. A idade provecta não lhes tira o direito de se apresentarem. E a mídia continua apaixonada por eles. No Rock in Rio, é comum ver avós, filhos e netos admirando o mesmo artista, três gerações incrivelmente niveladas pela mesma velhice. É inédito 

Texto (fragmentos): Ruy Castro
Foto: Mick Jagger - Rolling Stones

Cinema e rock and roll

foto
O Canal Multishow das Organizações Globo transmite ao vivo os shows do Rock in Rio, direto da Cidade de Rock, a partir das 19 horas. Como durmo cedo nem sempre acompanho as apresentações que gostaria de ver no Palco Mundo, o de maior visibilidade e importância na extensa programação.

Ontem, no entanto, faria um esforço maior para assistir a banda Hollywood Vampires uma espécie de grandes nomes do cinema e do rock juntos, mais deste que daquele, embora o super star Johnny Deep, de Piratas do Caribe entre tantos outros carreasse as atenções e curiosidade para a nova banda. 

Estes outros com raízes no mais puro rock and roll, também tinham e muito, prestígio na seara roqueira. Só lembrar que ao lado de Deep e sua guitarra “meio marota”, ainda que com alguns solos convincentes, estavam “tia” Alice Cooper, ainda trazendo marcas do vampirismo de sua carreira, Joe Perry do Aerosmith e dois integrantes da banda Guns N’ Roses, mais precisamente o baterista e o baixista.

A luta contra o sono foi um bom combate, já que o show das estrelas foi muito bacana. Sem repertório próprio já que a banda tem como finalidade, além do prazer dos próprios músicos, apresentações com fins filantrópicos o que já justificaria a reunião dos caras. Deep com um visual tipo “pirata” arrisca uns bons solos de guitarra em covers de músicas de The Who, Pink Floyd, Led Zeppelin, Doors, John Lennon além de canções do repertório de Alice Cooper. Muito bom, por mim tinha repeteco. 

Foto: Johnny Deep e Alice Cooper

O ciúme lançou sua flecha preta

Uma das mais belas de canções de Caetano, a dolente e triste O Ciúme, não é uma mera evocação ao Velho Chico, embora o Rio São Francisco seja a paisagem contemplativa do compositor de volta a Salvador.

Na mesa de um restaurante às margens do rio ele leu a manchete de um velho jornal, sobre a mesa. Chamou a sua atenção a manchete que dizia da morte de uma jovem senhora que foi esfaqueada, por ciúme, na garganta. 

Era o mote para o desenvolvimento da canção. A tristeza e a beleza vêm daí. A interpretação de Caetano e Gal expressam estes sentimentos.

Vídeo: Youtube

O guloso

No meio desta balbúrdia política, Dilma, ao reduzir o número de ministérios, segue uma lição do grande estrategista militar, o prussiano Carl Von Clausewitz.

Em seu famoso livro “Da Guerra” ele diz que o superior se enfraquece com a divisão excessiva em partes: “Nos exércitos, as divisões devem ficar entre oito e dez, e nos corpos subordinados, entre quatro e seis subdivisões”. Só que naquele tempo não tinha o PMDB.

Fonte: O Globo

O Velho Chico agoniza

A queda constante na capacidade de armazenamento da Barragem de Sobradinho vem se acentuando a cada temporada de seca na região. A situação na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas já dificulta a navegação de embarcações por velhos sertanejos que sempre transportaram passageiros e cargas de um lado a outro do rio. Em alguns trechos do rio a profundidade não chega a poucos centímetros, tendo que o barco parar, procurar equilíbrio para sair da lama e seguir o restante do percurso.

O Velho Chico já não tem força para levar para o mar a areia que cai dos barrancos. E esta terra ribeirinha acaba formando verdadeiras fazendas, em ilhas no leito do rio, com gado e pasto farto como se fosse em terra própria para a pecuária e agricultura. É triste. Um rio que tanto fez e ainda consegue fazer pelo país não carece sequer da piedade das autoridades governamentais. Nem tudo depende da chuva, mas da conservação.

Foto: Ilustrativa 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Novos botões para o facebook

Animado com a repercussão do botão "não curti", Mark Zuckerberg anunciou outras novidades para o Facebook. "Atenderemos a um pedido antigo dos usuários cansados de lidar com posts cheios de verdades incontestáveis, opiniões definitivas sobre qualquer assunto ou análises políticas profundas”.

Adiantou que será criado o botão “foda-se”, dando vazão a essa demanda reprimida. E, se não der, “foda-se”, faz-se o sinal de "curti" com o polegar, depois um “top-top”, que funcionará com a mãozinha do novo dispositivo. Zuckerberg também apresentou botão que vai funcionar somente no Facebook brasileiro: Uma mãozinha sem um dedo, para classificar o post como “petralha”. 

Fonte: The Piauí Herald

Cerveja nossa de cada dia

A cerveja brasileira Skol é a marca mais valiosa da América Latina, segundo o quarto ranking anual elaborado por uma das empresas do grupo WPP, líder em publicidade e relações públicas e pesquisas do mundo.

A Skol ocupou o lugar da mexicana Corona, que, no ano passado, encabeçava a lista. A Corona, que estava invicta na liderança havia dois anos, tem valor de marca de US$ 8,47 bilhões, enquanto a marca Skol vale hoje US$ 8,5 bilhões. 

O Brasil colocou além da Skol, mais três marcas entre as dez mais bem valiosas da América Latina,  como os bancos Bradesco e Itaú e a cerveja Brahma.

Foto: Ilustrativa

Nos trilhos


Em mensagens pelo twitter e no facebook, o governador do estado, Ruy Costa, divulgou o teste realizado, terça feira, na Linha 1 do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, que levou o trem até a estação Pirajá. O trem do metrô chegou pela primeira vez à Estação Pirajá

Em outubro os 11 km da Linha 1 do metrô estarão concluídos e em funcionamento. O governador divulgou que em apenas 2 anos, foi entregue  a mesma distância que levou 13 anos em construção e não operava. 

Faltou ter citado nominalmente o nome do mamulengo que andou pela Prefeitura Municipal de Salvador, sem nada fazer e, hoje se arvora a liderar um movimento pela deposição da Presidente da República

Foto: Ilustrativa

Ao mestre com carinho

Mais um tributo ao inesquecível Tom Jobim, e apesar de frequente estas homenagens elas nunca serão demais, dada a grandiosidade de sua obra eterna, que este ano completa 21 anos de seu desaparecimento, em dezembro de 1994.

Desta vez subirão ao palco do Teatro Castro Alves, hoje, dia 24 de setembro, artistas extraordinários de nossa música brasileira como João Bosco, Joyce, Toquinho e o músico violoncelista Jacques Morelenbaum reverenciando um dos maiores compositores do Brasil. 

Aos retardatários apenas a lembrança para próximos e belos eventos como esse, que a pressa pode até ser madrasta da perfeição, mas evita ficar de fora de uma festa como essa. Os ingressos já estão esgotados.  

Foto: Joyce

Para Cosme e Damião

Em cenário econômico adverso, os santos São Cosme e São Damião não irão ficar sem as suas oferendas cujo ponto alto será domingo dia 27, o seu dia. O caruru, o vatapá, o xinxim de galinha entres outros quitutes não faltarão nas mesas dos devotos, admiradores e convidados dos santos, pois se encontra um modo de não desagradar os “meninos”.

Andando pelas feiras de São Joaquim e Sete Portas, as mais procuradas nota-se que os ingredientes para a ceia dos santos está imune à cotação estratosférico do dólar, por exemplo, sem o pânico de investidores e especuladores já que aqui o povo é outro. Aperta o sapato, mas não se deixa de andar. A queixa dos comerciantes daquelas feiras é compreensível, mas as vendas continua estáveis assim como os preços em relação ao ano passado. 
Amendoim, azeite de dendê, camarão seco, feijão fradinho, gengibre, cebola branca, farinha de mandioca, leite de coco, quiabo têm os seus preços dentro da variedade que sempre estiveram, basta arrastar chinelo ou sandália pelas barracas que o manjar dos santos não deixará de ser servido.

Fotos: Ilustrativa

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Uma imagem


Foto: Estadão

Nem que a vaca tussa

Nova reunião do Comitê Executivo da FIFA, a ser realizada entre os dias 24 e 25 de setembro, em Zurique, e nova ausência do Presidente da CBF, o senhor Marco Polo Del Nero, que não deixa o país nem que a vaca tussa.

O Presidente da CBF, que também preside o Comitê da FIFA responsável pela organização do futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, estaria encarregado de uma explanação sobre o andamento das obras e da organização do grande evento.

Mas lá não irá, sob as alegações mais estapafúrdias possíveis, aliás, ele se livrou de um cerco e não está disposto a outro, do que não foi capaz seu vice-presidente José Maria Marin. Por falar em Marin, seus advogados negociam o pagamento de uma fiança a justiça da Suíça, onde se encontra preso, em troca de uma prisão domiciliar em Nova York, onde tem um apartamento. Coisa fina!

Charge: Mário Alberto

Seleção da torcida

Ontem, em votação na Assembléia do Rio o projeto que libera cervejas nos estádios, o defensor da proposta disse que os problemas nas arquibancadas foram resolvidos com o aumento dos preços dos ingressos.


Segundo ele os copos de xixi que eram lançados sobre a torcida poderiam partir tão somente dos pobres. Parece preconceito. E é.

Fonte: Anselmo Gois

Primavera

Em 1971 Tim Maia lançou seu primeiro LP "Tim Maia" na gravadora Philips, hoje Universal Music, com destaque para sua composição Azul da cor do mar, além de Coroné Antonio Bento autoria de Luis Wanderley e João do Vale e o grande sucesso Primavera de Cassiano e Silvio Rochel. O disco esteve durante 24 semanas nas paradas de todo Brasil.

Vídeo: Youtube (Tim Maia - Primavera)

Rock dos golpistas


Charge: Aroeira

Um é bom, quatro é demais

Não causa surpresa que três times de Santa Catarina estejam na zona de rebaixamento, Chapecoense, Figueirense e Joinvile, com o Avaí, o quarto, a um ponto da zona da confusão da Serie A do Brasileiro deste ano. O que causou espanto mesmo foi a subida dos quatros para a primeira divisão, o ano passado, após o término do Campeonato Brasileiro.

Sem nenhum demérito para o futebol de Santa Catarina, mas quatro clubes na disputa da serie A deste ano, foi exagerada e, a queda de todos eles para a segunda divisão do próximo ano, é uma possibilidade á vista. Quem sabe abrindo passagem para o Botafogo, praticamente assegurada, e mais os clubes baianos ou maranhense ou paraense. E que o futebol catarinense possa fazer jus a permanência de pelo menos um deles na primeira divisão, o que já é de bom tamanho. Vamos ver! Olá Vitória confiamos em você! 

Foto: Ilustrativa

Carona remunerada

Compreende-se que os taxistas queiram preservar a sua atividade e defenda seus interesses contra a carona remunerada, através do sistema UBER, já em uso em algumas capitais, ainda que sem qualquer regulamentação. O que não se aceita é querer identificar qualquer carro particular transportando um carona, que o proprietário do veículo esteja fazendo uso do UBER.

Aí o nosso trânsito que já é um pandemônio irá se transformar em um inferno com desacato e agressões por parte dos taxistas contra condutores de veículos particulares levando na carona de seu carro, familiares ou amigos, seja confundido com integrante do sistema UBER. É preciso muito calma nessa hora!

Foto: Ilustrativa