segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novo Centro de Convenções

Salvador poderá em breve dispor de um novo local para realização de feiras, congressos, eventos de grande porte, além do Centro de Convenções da Bahia, localizado no bairro do Stiep, que segue em obras e deverá ser entregue em 2016.

O Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo busca finalizar a negociação com a Marinha do Brasil do imóvel sede do Comando do 2º Distrito Naval para a construção do novo Centro de Convenções, no bairro do Comércio, dotando a cidade de mais um local para grandes eventos, comerciais, políticos e sociais.

Foto: Ilustrativa

Uma imagem

Árvore de Natal do Parque Iberapuera – SP é inaugurada com uma redução de 54 metros se comparada ao seu tamanho no Natal de 2014.

Foto: Estadão

Esperando João

No próximo ano, a famosa casa de show, em Nova York, o Carnegie Hall, que abrigou o primeiro show de bossa nova, para americano ver e se espalhar entre grandes nomes da música americana, irá comemorar os 50 anos daquela desorganizada, bagunça mesmo, mas produtiva, apresentação.

Já estão confirmados os nomes de Roberto Menescal, João Donato, Marcos Valle, Carlos Lyra entre outros. Quanto a João, continua trancado em seu silêncio tumular, não disse que sim, nem que não, mas quem sabe imprevisível como ele, bem que apareça por lá.

Foto: João Gilberto

O melhor do mundo

Dentre os 23 jogadores de futebol escolhidos previamente por treinadores, capitães de equipes, jornalistas, a FIFA selecionará, hoje, os três finalistas que em 11 de janeiro de 2016 será escolhido como o melhor do mundo.

Talvez, seja prematura a escolha, pelo muito que ele ainda pode render, mas este ano Neymar, jogador do Barcelona e da seleção  brasileira, parece voar em campo com partidas e gols irretocáveis, antológicos para uma carreira muito breve.

Mesmo que não venha a ser o melhor do mundo, fazer parte da lista tríplice, já é o inicio de uma consagração futura, de que seu talento é capaz. Talento que nem sempre temos o prazer de ver na seleção brasileira, quem sabe em função daqueles com quem ele joga lá e dos que se arrastam por aqui, em sua volta, tentando nos representar.

Foto: Ilustrativa

Na areia da praia

Admirador do trabalho dos escultores na areia, como o artista que fica quase em frente ao Hospital Espanhol, no Porto da Barra, acho um pouco exagerada a sensualidade das figuras femininas esculpidas, portando trajes sumaríssimos e em poses que exalam alta dose de erotismo. 

Em um lugar público como a praia, freqüentada por velhos, crianças e preconceituosos de todos os matizes, há certo despudor nas criações, que podem ruborizar um público mais recatado, digamos assim.

Sem falso moralismo, até porque sempre para acompanho o trabalho desses artistas, leio que uma subprefeitura do Rio, pretende acionar o seu departamento jurídico para saber de alguma atitude preventiva, que não venha configurar uma censura, quanto às figuras expostas nas areias da praia. 
Quem sabe um aconselhamento a estes artistas no sentido de que eles entendam a praia como um espaço público e não uma galeria ou mesmo um museu. É desagradável esta manifestação de preconceito, mas há sempre alguém diferente de nós e a censura a arte pode nos levar a um comportamento autoritário, que repelimos.  

Foto: Ilustrativa

domingo, 29 de novembro de 2015

Mudança de endereço


Charge: Amarildo

O nosso estado islâmico

Entidades que representam a cultura afro-brasileira fizeram no sábado, ontem, no Distrito Federal um ato religioso para repudiar os recentes ataques a terreiros de candomblé em Brasília e nas cidades localizadas no entorno da capital federal.

O mais recente deles ocorreu na madrugada da última quinta-feira  no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal que fica a cerca de 20 quilômetros da região central de Brasília. O fogo destruiu o barracão onde os membros do terreiro Axé Oyá Bagan se reúnem.

Em meio a pedaços de madeira queimada e instrumentos musicais destruídos, os membros do terreiro se reuniram para afirmar que não vão tolerar os atos de vandalismo. Em três meses, este foi o quinto ataque a templos de religiões de matriz africana no Distrito Federal e no entorno.

Não é preciso especular muito de onde podem ter partido estes ataques, mas há muito essas igrejas evangélicas já ultrapassaram o limite da tolerância e civilidade. Tem que ser olho por olho, dente por dente até que o ministério público e a policia federal façam cumprir o preceito constitucional da liberdade de culto.

Fonte: Correio da Bahia (Incêndio em terreiro do DF)

Domingo é de rock


Vídeo: Youtube - The Rolling Stones - Start Me Up

Mariana pode ser aqui

Quatro das 24 barragens de rejeitos de minérios existentes na Bahia possuem classificação idêntica à Barragem do Fundão, que rompeu no último dia 5, em Mariana-MG, deixando um rastro de morte e destruição por mais de 650 km, após uma lama de resíduos ser liberada com o rompimento de um reservatório.

Duas delas ficam em Jacobina, norte do estado e, as outras duas em Santaluz, no nordeste baiano, onde as barragens possuem dano potencial associado, considerado alto pelo Departamento Nacional de Produção Mineral

Foto: Barragem de rejeitos de minérios em Jacobina-Ba

Sem dó, nem piedade

Mais uma sacada genial do Renato Aroeira, desta vez recorrendo a uma das obras mais famosas do pintor holandês Rembrandt, sobre o quadro Lição de Anatomia de Dr. Tulp em que o autopsiado é o indigitado Delcidio, tendo em volta os Ministros do STF, que ele julgava cooptados em suas trapaças republicanas.

Charge: Renato Aroeira

A cerva baiana

Será em Patamares o IV Festival de Cerveja Artesanal da Associação dos Cervejeiros Artesanais da Bahia. O evento está marcado para o próximo dia 6 de dezembro e as vendas já foram iniciadas com  ingressos de R$ 80 a R$ 130.

Serão mais de 20 títulos a serem degustados e acompanhados com tira-gostos diversos, alem do acarajé, ao som de música ao vivo. O local não é dos conhecidos, mas quem é de ramo vai no faro, Av. Tamburugy, Colina C em Patamares.

Foto: Ilustrativa

Valeu "vozão"!

Na última rodada da Serie B, o “vozão”, o Ceará conseguiu a permanência na Serie B, em 2016, ao derrotar o Macaé, no Castelão, diante de 45 mil apaixonados torcedores, em um gol de pênalti, cobrado por Rafael Costa

É essa identificação do torcedor nordestino com seus clubes, proporcionando estádios lotados e rendas acima da média nacional, desperta um pouco da inveja sulista, sem correspondência com os nossos dirigentes quanto a grandeza de nossos clubes. Pequenos só no pensar e agir de seus presidentes e diretores. Valeu vozão! Parabéns

Foto: Ilustrativa

Cunha na folia

Já está pronta a máscara do deputado Eduardo Cunha para o próximo carnaval. Confeccionada pela Condal, a maior fabricante de máscaras do país, foi testado dois modelos para o personagem. Cunha sério e Cunha sorrindo.


Optou-se pelo Cunha sério, pois seu riso poderia parecer deboche com a população. Não sei não, mas em tal figura a seriedade, o riso e o deboche são partes de um todo político, mais um, a que somos obrigados a digerir por todo e sempre.

Foto: Ilustrativa           

Eles disseram...

Agora a hora que ele sair tem que sair mesmo (...) Mas pra ele melhor é a saída pelo Paraguai Delcídio Amaral – Senador – PT-MS – sobre o plano de fuga para Nestor Cerveró.

Quero avisar que o crime não vencerá a Justiça – Carmen Lúcia – Ministra do STF – ao votar a favor da prisão do senador e do banqueiro

Em outras palavras e em português claro: a requerida sumiu com o dinheiro – Frederico DuarteJuiz de Mariana – acusando a Samarco de esconder o dinheiro para evitar o bloqueio.

Aos machistas de carteirinha, hipócritas de plantão... O nosso carinho e o nosso amor de homem com H! – Bruno Gagliasso – ator – sobre o seu beijo na boca, no também ator, João Vicente de Castro.

Galera, sobrou de novo prá mim. Está brabo o negócio – Romário – Senador – depois de seu nome aparecer nas conversas gravadas com Delcídio do Amaral, sobre contas suas na Suíça.

Foto: Ilustrativa

Vida real

É galhofa, é piada, mas bem que poderia ser verdade, a conversa entre Delcídio do Amaral e o agente que o prendeu:

- Vossa Excelência está preso. Por favor, me acompanhe.
- Eu tenho direito a um advogado.
- Sim, ele já está preso ali na viatura.

- Tenho direito a um telefonema. Preciso falar com o meu assessor.
- Não precisa telefonar senhor. 
Ele também está preso na viatura da frente.

- Talvez eu precise de dinheiro pra fiança.
- Seu banqueiro está na viatura de trás. Vamos embora!

Fonte: O Globo

Jovens tardes de domingo

A Jovem Guarda completou em 2015, seus 50 anos, desde a exibição do primeiro programa de televisão na TV Record, reunindo artistas que já tinham certa popularidade, como Roberto Carlos, Erasmo, Wanderléa, Golden Boys, Trio Esperança, mas que foi em muito ampliada com o espaço conquistado na televisão. 

Espaço, aliás, criado em decorrência da proibição pelos clubes de futebol das transmissões de seus jogos, o que fez este horário ser entregue aos jovens artistas que estavam construindo a música que embalava novos corações. Tínhamos a nossa própria "betalemania", meia chinfrim, mas foi o que se pode fazer diante da avalanche musical e criativa do quarteto de Liverpool.  

O Rei compôs em 1977 uma canção que faz parte de seu LP Amigo e sintetiza aqueles dias de guitarras, sonhos, emoções, velhos tempos, belos dias como diz as Jovens tardes de domingo. Aqui em uma gravação de Rei em dos seus especiais de fim de ano na TV Globo e companheiros de jornada, alguns irreconhecíveis pelo tempo, mas juntos celebrando o que "foi felicidade, me mata agora de saudade". 

Vídeo: Youtube

sábado, 28 de novembro de 2015

Black fraude

Documentos obtidos com exclusividade pelo Piauí Herald, incluindo encartes de supermercados e cupons de desconto, mostram que André Esteves e Delcídio Amaral apenas aguardavam a Black Friday para consumar a compra de Nestor Cerveró

“O patrão havia enlouquecido e nos prometeu um abatimento de até 70% na compra do ex-diretor da Petrobras. E ainda levaríamos, de brinde, um cargo comissionado na gráfica do Senado”, confessou Delcídio.

Investigações preliminares da Polícia Federal, no entanto, apontam indícios de superfaturamento da compra de Cerveró. “A oferta de R$ 50 mil mensais pelo silêncio de Nestor Cerveró está muito acima dos valores de mercado. Vamos investigar se o valor superfaturado será usado como propina complementar”, revelou Sérgio Moro.

Texto: The Piauí Herald

Natal sem fome

O lançamento da campanha Natal Sem Fome 2015 vai ser na sexta-feira, dia 4, com festa, na Cruz Caída, na Praça da Sé, entre 15h e 19h30. Lá, estará exposta uma árvore de Natal com material reciclável assinada por Menelaw Sete.

A ideia é que cada pessoa leve um quilo de alimento não-perecível. Às 16h30, o artista plástico fará um show, tocando Raul Seixas, com convidados.


Foto: Ilustrativa

Uma pedra no sapato do Amaral

Com esta o senador Delcídio do Amaral não contava. Na reunião com o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró na presença de seu filho Bernardo Cerveró, que tratava de assunto de alta relevância para a delação premiada que o ex-diretor estava prestes a assinar, Bernardo gravou toda a conversa e jogou a bomba no ventilador.

Bernardo Cerveró é formado pela Casa das Artes de Laranjeiras, tradicional escola de teatro do Rio de Janeiro, tendo atuado com frequência na cena teatral carioca, mas cujo nome não consta nos letreiros e nos cartazes das peças em que atua, ou mesmo em papeis secundários na TV Globo

Mas, se a fama a notoriedade para Bernardo não veio dos palcos, veio através da política e da polícia com a divulgação da gravação feita na fatídica reunião que levou o senador e o banqueiro para a prisão. Um papel digno de premiação pelas associações de críticos teatrais ou policiais mesmo, já que o Oscar, como sabemos está muito longe de nós, embora também próximo de algumas armações Mas, isso não nos interessa, somente a arte a serviço da vida.

Foto: Bernardo Cerveró  

Qual foi o jato que te lavou

Ontem em seu programa na Band News FM, o sempre antenado e sério jornalista Ricardo Boechat, em seus comentários sobre a prisão do senador, do banqueiro e comparsas, fez uma referência ao comportamento do Senador Aécio Neves. Este eterno candidato a presidente de qualquer coisa, não sei como as entidades religiosas, franciscanas ou marianas, de Minas Gerais ainda não o fizeram presidente de uma destas congregações, para aplacar essa sua obsessão presidencial.

Mas o Boechat centrava seus comentários no senador mineiro e sua postura política irretocável, seu comportamento acima de toda e qualquer suspeita, destacando a sua falação sobre o PT, Dilma, Palácio do Planalto e toda esta cantilena de quem é oposição porque nada tem para fazer a não ser repetir clichês, bordões oposicionistas e vazios próprios de seu ser político.

“Ô Aécio, você é amigo de relações íntimas com o banqueiro preso, o cara é financiador de sua campanha, como de outros candidatos, vamos parar com esta empáfia, este moralismo sujo, que esta lama ainda pode respingar em você”.

Algo nesta linha, não há santo na história, oportunista tem e terá aos montes, aliás, tucanos e urubus têm o mesmo faro prá carniças. Fizeram parte de vários comentários na imprensa, ontem, que o senador mineiro utilizava com frequência o jatinho do banqueiro, que inclusive pagou a conta de sua lua de mel em 2013, com a sua atual esposa.

Ele não deve ter ouvido um dos tantos ditos populares que devem ter povoado a sua infância mineira, como: “boa romaria faz, quem em sua casa está em paz” ou “devagar com o andor que o santo é de barro”.

Foto: Ilustrativa

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Boca de 09

Os políticos brasileiros, salvo raríssimas exceções, se dividem entre os que foram pegos e os que não foram pegos ainda.

Frase: Luís Roberto Barroso - Ministro do Supremo Tribunal Federal

Sem limite

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema elegeu os 100 melhores filmes brasileiros entre 380 opções listadas para a escolha.

O melhor filme brasileiro de todos os tempos foi o muito citado e pouco visto, Limite, de Mário Peixoto, seguido por Deus e o diabo na terra do Sol, de Glauber Rocha, bastante assistido e também discutido, se mesmo uma obra prima de nosso cinema.

Foto: Deus e o diabo na terra do Sol

A mãe, como valor de mercado


O ex-banqueiro Luiz Carlos Fernandes, fundador do Banco Pactual foi afastado do banco em 1998, por um movimento liderado por André Esteves, preso na quarta a pedido do Supremo Tribunal Federal e atual dono do BTG Pactual

Em um perfil sobre Luiz Carlos Fernandes, escrito pela jornalista Consuelo Dieguez, em 2006, para a revista Piauí, referindo-se ao André Esteves, o ex-banqueiro disse: “O Esteves era dinâmico e atuante, mas sempre tive a consciência de que ele venderia a mãe para ter o poder”.

Fonte: O Globo

Tudo vira bosta

De uma parceria inusitada entre a roqueira Rita Lee e o humorista, compositor e cantor de baladas e boleros Moacir Franco surgiu um rockzinho gaiato que faz uma radiografia de nossos usos e costumes de modo a cutucar a ferida ou o cinismo.  

A rabada, o tutú, o frango assado/O jiló e o quiabo/Prostituta e deputado/A virtude e o pecado/Esse governo e o passado/Vai você que eu tô cansado/Tudo vira bosta”. Vale ouvir tia Rita e a constatação inexorável de que tudo, tudo mesmo, vira bosta!

Vídeo: Youtube

Pois é, prá quê?


Charge: Angeli

Aleijão moral

Alguém que é pego com a mão na massa, no mais óbvio dos crimes, é até compreensível que saia, procurando saída, as mais estapafúrdias possíveis para justificar o que não tem decência, o que não tem vergonha, sem perceber que o silêncio possa ser bem mais eloqüente que as bobagens dita em sua torpe defesa.

Foi que o fez o Senador Delcídio do Amaral ao tentar em depoimento na Policia Federal, dizer que o plano de fuga urdido para dar sumiço ao delator Nestor Cerveró, foi por razões humanitárias.

O deboche cai perfeitamente, como toga, no voto da Drª Carmen Lúcia do Supremo Tribunal Federal, que em sua explanação, pedindo, como seus pares, a prisão do senador, disse entre outras precisas palavras que trocaram o “cinismo pelo escárnio”. Que país é esse!

Foto: Ilustrativa

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Os tentáculos do polvo


Tomado por um medo repentino de avião, ou outros medos nestes tempos de FBI, CPI, Policia Federal etc, o presidente da CBF, o notório Marco Polo Del Nero, tem se recusado a deixar o país, sob alegações as mais candentes, quando não inúteis como justificativas. Agora em uma reunião da CONMEBOL realizada dentro dos salões da CBF, ele renunciou ao cargo que tinha no Comitê Executivo da FIFA.

Desde a prisão de seu vice-presidente, José Maria Marin e de mais seis diretores da FIFA, pelo serviço de investigação americano, que ele o Polo Del Nero, não comparece a nenhuma das reuniões promovidas pela a entidade, alegando os seus imensos afazeres com o futebol brasileiro. Ninguém riu, pois todos estão carecas, como ele, de saber as causas das ausências.

Com a sua renúncia, o indicado para o seu lugar na FIFA, foi o filho do Senador José Sarney, um dos quatro vices presidente da CBF, o Senhor Fernando Sarney. Então, quer dizer que além do Maranhão, a família Sarney já estende seus tentáculos de polvo até na entidade que dirige o futebol brasileiro. Isso é que é brasilidade!  

Charge: Amarildo

Ê baiana!

Foi celebrado ontem, em Salvador, o Dia das Baianas, dedicado àquelas que se espalham pelos mais diversos pontos da cidade, vendendo o acarajé e o abará entre outras iguarias que dão ao seu tabuleiro um colorido de atração irresistível. Para todos, com ou sem controle alimentar. Aí, cada um cuida de si.

Após a missa na igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, elas saíram em cortejo até a Praça da Cruz Caída, na Praça da Sé, onde fica o Memorial das Baianas e, foi servida uma feijoada aos participantes, além de acarajé regado a muita cerveja e roda de samba. Uma faixa alaranjada em seus turbantes fazia parte do engajamento da categoria na luta contra a violência à mulher, uma luta contra o machismo.

Se lá estivesse, lá estaria, como no ano passado, onde assisti a missa mais animada das tantas que freqüento sem muita assiduidade. Igreja lotada pelas baianas e fieis do candomblé, visto a compreensão do pároco quanto ao sincretismo religioso, fazendo com que cânticos em iorubá fossem entoados com a percussão de atabaques, agogô num afoxé respeitoso que contagia a tantos quantos esteja presente a cerimônia, com danças e rodopios. Ê Bahia!    

Foto: Ilustrativa

Quem tem fé, faz a fé

Com essas nuvens negras que pairam sobre Brasília, não havia pior lugar para um ganhador da Mega-Sena que o Distrito Federal, ocorrida nesta quarta feira, com o impressionante acúmulo de R$205 milhões.

São inúmeras as denúncias que ocupam as redes sociais sobre os estranhos locais onde estes prêmios encontram seus ganhadores, despertando a suspeita de que há algo de misterioso pintando por aí.

Como sou crédulo na lisura dos sorteios da CEF, continuo arriscando meus R$3,50 em um jogo de 06 dezenas, imaginando contrariar os matemáticos que acenam com esta possibilidade de acerto num universo de mais de 50 milhões de apostadores. Crédulo ou idiota, aí não faz diferença.

Foto: Ilustrativa

Na dúvida, é melhor correr

Comenta-se que na noite que antecedeu a prisão do Senador Dulcídio do Amaral, espalhou-se a noticia de que um parlamentar, no exercício de seu mandato seria preso, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal.

Pelo sim, pelo não, o Deputado Eduardo Cunha não dormiu em casa, naquela noite. Se verdade ou não, o fato era perfeitamente plausível, dada as circunstancias e as denúncias que rondam seu mandato.

Foto: Ilustrativa

Tirem as crianças da sala

Quando se pensava que o Senhor Nestor Cerveró estivesse quieto no seu canto, pagando pelos erros que possa ter cometido à frente de seu alto escalão na Petrobrás, eis que a figura ressurge nos noticiários, trazendo à reboque alta patente governista, sob quem se imaginava certa respeitabilidade. Mesmo que respeitabilidade e governo nestes tempos tão turvos, sejam algo incompatíveis. Ou se é respeitável ou se é governo.

Troca do silêncio da estranha criatura em sua delação premiada, por mesada a sua família de R$50 mil mensais, plano de fuga em aviões de alta performance de voo até a Europa, facilidades de uma prisão domiciliar por membros do Superior Tribunal Federal, uma lambança imprópria para pessoas afáveis e de suposta respeitabilidade no seio governista.

Nada nos surpreende mais, nem mesmo o discurso moralista de nomes oposicionistas em lista da Petrobrás, na saúde mineira, aeroporto em terras do tio, mensalão tucano, Furnas, venda da Vale, cartel do metrô de SP e DF entre outros. A veemência dessas vestais parece dar a impressão que suas túnicas estão limpas como as mãos de Pilatos, não estão, se aproximam mais de aventais de magarefes, que das túnicas brancas pretendidas.

Foto: Ilustrativa

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

E Eduardo Cunha, hem?


Charge: Simanca

Chico - Artista Brasileiro

Estréia amanhã, em circuito comercial, já que foi exibido em alguns festivais pelo país, o novo filme de Miguel Faria Jr desta vez em torno de Chico Buarque, o documentário Chico – Artista Brasileiro.

Como todo documentário são utilizadas cenas de arquivos, mas há depoimentos do próprio Chico que fala de sua timidez, seu processo de composição, sua separação de Marieta Severo, suas namoradas, a busca pelo seu irmão alemão, que foi tema de seu último livro, enfim um Chico humano, com fraquezas e grandezas, igual a mim e você.

Além dessas imagens de arquivo e dos seus depoimentos, há a presença de amigos e parceiros, falando com a simpatia esperada sobre o personagem, como discorre Edu Lobo, Wilson das Neves, Miúcha, Maria Bethânia, Hugo Carvana. É sempre estimulante ouvir Chico e suas canções que foram trilha sonora do país em determinados momentos de nossa história, ao contrário de coxinhas e assemelhados que procuram fazer tanto barulho por nada.

Foto: Ilustrativa

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O Rio é doce, a Vale amarga

Profético, visionário, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade publicou no jornal de Itabira – MG, o Cometa Itabirano, em 1984, versos que 31 anos depois parecem chorar antecipadamente o desastre que atravessa o Rio Doce.

Embora premonitório, os versos de Drummond traz o conhecido viés crítico e político sobre uma Minas Gerais que só existe na memória afetiva do poeta, onde tudo é lembrança, nostalgia ante o desenvolvimento avassalador dos dias que correm.
O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse mais leve a carga.

Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!

A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.

Quantas toneladas
exportamos de ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?

Foto: Rio Doce

Disposições amoráveis

No próximo mês será lançado o livro Disposições amoráveis, coordenado por Ana de Oliveira e que tenta penetrar no pensamento de Gilberto Gil como compositor, analista político e impulsionador de proposições libertárias.

Gil é submetido a uma sabatina por 14 convidados, entre eles, Fernando Henrique, Lula, Marina Silva, Nelson Motta, Leonardo Boff, Gal Costa, Jorge Mautner, onde ele discute idéias, revê sua obra, analisa temas contemporâneos e rememora o passado em narrativas amorosas.

Foto: Ilustrativa

A volta do Mauá

Vítima também das ações do governo do estado na redução dos penduricalhos de sua máquina administrativa, o Instituto Mauá, no Porto da Barra, foi fechado há mais de um ano. Ponto de exposição e venda do artesanato produzido no estado, o Mauá reabriu, timidamente, e voltou a exibir as suas peças artesanais.


A reabertura do Instituto, agora sob a coordenação da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, deve continuar funcionando mesmo que precariamente, segundo informação do Secretário. Espera-se que o Mauá volte a promover suas feiras semanais, sempre às sextas, comercializando artesanatos e pratos de nossa gastronomia popular, ao som de um forró que atrai bom público.

Foto: Instituto Mauá

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A nova Escolinha do Professor Raimundo

Aqueles que eram fãs vão poder matar a saudade. Aqueles que não conheciam serão apresentados. O Canal Viva em parceria com a TV Globo começa a exibir hoje uma nova versão da Escolinha do Professor Raimundo.

Os consagrados atores daquela saudosa sala de aula serão substituídos por jovens artistas como Lúcio Mauro Filho, Bruno Mazeo, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Fabiana Karla, Evandro Mesquita, entre outros, que poderão ser vistos hoje, na estréia, no canal fechado as 10:15

Uma oportunidade para rever personagens hilárias como Seu Peru, Dona Bela, Catifunda, Cacilda, Rolando Lero, Galeão Cumbica, Aldemar Vigário, Ptolomeu, Joselino Barbacena e muito mais, em uma nova roupagem.

A Globo vai exibir os sete episódios, começando pelos dois que não irão ao ar na TV fechada. A exibição acontecerá sempre aos domingos, a partir de 7 de dezembro, após o Fantástico.

Foto: Ilustrativa

Até aqui, tudo bem

Eleito pela FIFA como “o melhor lateral de todos os tempos”, o bicampeão mundial Nilton Santos revela no filme Ídolo, que conta sua história, como encarava jogar contra o famoso Santos de Pelé.

“Eu nem dormia na véspera. Parecia bem tranquilo, porque disfarçava bem”. O filme estréia dia 26 deste mês. 

Foto: Ilustrativa

Eles disseram...

Tem um bom arquiteto – Joaquim Levy – Ministro da Fazenda – sobre as expectativas de recuperação do PIB.

Por enquanto não – Michel Temer – Vice Presidente da República – sobre o lançamento de sua candidatura a Presidente pelo PMDB.

Eles faziam as mesmas cagadas e merda que a gente faz hoje – Daniel Alves – Lateral da seleção brasileira – sobre os ex-craques que hoje são comentaristas de TV.

Vocês roubaram o amor da minha vida, a mãe do meu filho, mas não terão o meu ódio. Vocês são almas mortas. Antoine Leiris – Jornalista – Perdeu a mulher no ataque ao Bataclan, em Paris.

O Rio Doce já sofria. Agora está à morte – Rodrigo Medeiros – Vice-presidente da ONG Conservação Internacional.

Foto: Rio Doce

Uma festa rubronegra com certeza

Foi um espetáculo digno de time Serie A, sábado, na Arena Fonte Nova. A vitória rubronegra sobre o Luverdense-MT diante de um público de 41 mil torcedores proporcionando uma festa  invejável para um time vencedor.

Após um primeiro tempo preocupante em que o adversário tomou as rédeas de um jogo que nos pertencia por direito e merecimento, sem perder a fé e a esperança de chegar a Serie A

Mas, veio o segundo tempo e com ele a força, a garra, a vibração de um time que jogou com a torcida, no impulso, na euforia, em estado de festa até o apito final. E aí, literalmente, rolou a festa com Ivete em campo e no palco.

Foto: Ilustrativa 

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Consciência negra - 20.11.15

“A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil.

Ela espalhou por nossas vastas solidões uma grande suavidade; seu contato foi a primeira forma que recebeu a natureza virgem do país, e foi a que ele guardou; ela povoou-o como se fosse uma religião natural e viva, com os seus mitos, suas legendas, seus encantamentos; insuflou-lhe sua alma infantil, suas tristezas sem pesar, suas lágrimas sem amargor, seu silêncio sem concentração, suas alegrias sem causa, sua felicidade sem dia seguinte...

É ela o suspiro indefinível que exalam ao luar as nossas noites do norte”.

Texto: Joaquim Nabuco