quinta-feira, 30 de junho de 2016

Noite


A discussão é ociosa, pois sempre carregada de preconceito, quando se trata de letra de música popular, se é ou não poesia. Afinal o que é a poesia, se não a invenção da verdade de cada um para deleite de tantos, criação de seu próprio e utópico mundo.

Questões de vestibulares de várias partes do país estão sempre colocando como interpretação de textos, ao lado de nossos grandes escritores e poetas, letras de canções populares de compositores brasileiros. Professor Pasquele Neto, em sua coluna na Folha, frequentemente usa letra de música para exemplificar, e bem, construções de frases, etimologia da palavra, metáfora, sintaxe, uso do pronome obliquo enfim todo esse “arerê” que é a língua portuguesa.

O disco Alma lírica brasileira de Mônica Salmaso traz uma canção do maestro e pianista Nelson Ayres, chamada Noite, que desde que ouvi chamou minha atenção a atmosfera sufocante de seus versos, uma paixão dilacerada, um coração em sobressalto que me trouxe a lembrança de Augusto dos Anjos. A melodia casa com esta densidade poética dos versos. Ouçamos!

Vídeo: Youtube

Poesia e prosa


Domingo dia 03 de julho às 22 horas, no canal fechado Art 1, a cantora Maria Bethânia estreia o programa Poesia e Prosa que terá quatro edições, sempre aos domingos no mesmo horário.

Em cada um deles Betânia irá conversar com seus convidados a respeito de grandes autores que influenciaram e marcaram suas vidas, como Clarice Lispector que abre os trabalhos.

Nos domingos seguintes virão Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Castro Alves. Entre os convidados que ela vai conversar sobre as obras destes ilustres brasileiros, estarão os também não menos ilustres Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulo César Pinheiro e Jorge Mautner. De não perder!

Foto: Clarice Lispector

Mal feito e mal pago

O senador Roberto Requião - PMDB-PR detonou o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff feito pela advogada Janaina Paschoal: “Um impeachment encomendado a Janaina por R$ 45 mil tinha mesmo que ser muito ruim. Mal feito e mal pago”, postou ele no Twitter.

A jurista admitiu ter recebido a soma do PSDB para, junto com Miguel Reale Júnior, elaborar um parecer sobre o afastamento da presidente. “Eu fui contratada pelo PSDB em maio. Nós propusemos o processo em setembro”.

“Recebi R$ 45 mil para fazer o parecer”, disse, depois de ser confrontada pela senadora Vanessa GrazziotinPCdoB-AM. “Antes, ela afirmava que o pedido havia sido feito com base nas reivindicações de cidadãos indignados”

Foto: Dra. Janaína Paschoal

quarta-feira, 29 de junho de 2016

"Thomás Turbando"



Autor da defesa de Dilma Rousseff na Comissão do Impeachment, o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo almoçava no restaurante Oliver, em Brasília, com o também ex-ministro Luís Inácio Adams

Ao pedir a conta, os dois foram informados de que um cavalheiro já havia pago a fatura. O sujeito anônimo deixou apenas um bilhete:

Cardozo, uma cortesia do ilustre jurista Thomás Turbando”.

Thomás Turbando” foi o nome citado, por engano, por Cardozo em uma das sessões da Comissão do Impeachment. O nome do jurista fictício resulta em uma cacofonia e a equipe de Cardozo resolveu fazer uma brincadeira incluindo a citação em um dos documentos da CPI

O papel, porém, não era para ter sido levado à sessão, mas foi incluído por engano pelo advogado de Dilma. Sem querer, Cardozo acabou fazendo menção ao “ilustre jurista Thomás Turbando”.

Fonte: Folha SP

À procura de João


O diretor francês Georges Gachot que fez os documentários sobre Maria Betânia e Nana Caymmi, terá João Gilberto como personagem de seu novo filme. O documentário será uma adaptação do livro do escritor alemão Marc Fischer o Ho-ba-la-lá – À procura de João Gilberto, lançado por aqui em 2012.

O alemão tinha fixação por João e, o livro narra a sua busca pelo ídolo para fazê-lo tocar o Ho-ba-la-lá no violão que pertencia à sua família. Para tentar encontrá-lo o alemão entrevistou parentes, pessoas que tinham contato com João, em uma busca bem ao estilo de esconde- esconde do grande artista. 

Não se sabe, mas o alemão não deve ter resistido ao mistério do seu personagem, pois acabou se suicidando antes do lançamento do livro.

Foto: João Gilberto

Ladeiras de Salvador


Não adianta pedir misericórdia. Quem mora em Salvador sabe que um grande pepino a descascar são as ladeiras, que sobem e descem por todos os lados. 

Seja para chegar ou sair de Brotas, para subir do Comércio ao Pelourinho, descer de Nazaré para as Sete Portas, não adianta preguiça - tem que encarar o desafio. Morei por muito tempo na Ladeira da Fonte - Campo Grande, e sei

Mas, problema mesmo é quando o motorista não aguenta subir nem descer com segurança. Aí só Jesus na causa ou no freio.

Rua Celika Nogueira – Águas Claras
Ladeira dos Galés – Brotas
Ladeira do Arco – Nazaré
Ladeira da Fonte das Pedras – Nazaré
Rua Rodolfo Pimentel – Engenho Velho de Brotas
Ladeira da Fonte – Campo Grande
Ladeira da Montanha – Comércio
Ladeira do Funil – Nazaré
Ladeira do Pepino
Ladeira da Preguiça – Centro Histórico
Foto: Ladeira do Funil
Fonte: Correio da Bahia