segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A Miss Colômbia e Aécio

A Miss Colômbia Ariadna Gutiérrez foi anunciada equivocadamente pelo apresentador Steve Harvey como a vencedora do Miss Universo 2015. O apresentador corrigiu a gafe e coroou a verdadeira Miss Universo, Pia Alonzo Wurtzbach, das Filipinas.

Lembrei-me, inevitavelmente, das eleições do ano passado. Eu acompanhava os resultados da apuração em um aplicativo de celular, reunida com alguns amigos, quando um deles disparou, atônito:
– Parece que Aécio já está cantando vitória. E nos mostrou uma conversa vazada no Whatsapp, em que o candidato, crente da vitória, comemorava com amigos e parentes. 

Continuamos acompanhando a apuração, até sermos aliviados pelo resultado.
Naquele dia, Aécio foi a Miss Colômbia coroada por engano. Mas, ao contrário de Ariadna Gutiérrez, tentou vencer no grito – tem tentado até hoje – exatamente como a Miss Amazonas 2015 – como esquecer? – que arrancou a coroa da verdadeira vencedora em plena coroação. Ariadna Gutiérrez deveria ministrar aulas de como perder com classe. E se o Aécio se matriculasse – deveria! – certamente seria reprovado.

Texto (fragmentos): Nathalí Macêdo
Charge: Aroeira

domingo, 20 de dezembro de 2015

Juntos e mistrurados


Charge: Aroeira

Eles disseram...

Por favor, sejam honestos. Nosso país merece – Gustavo KuertenGuga – implorando aos políticos ao recber o troféu Adhemar Ferreira da Silva

Muitos dos que querem interromper meu mandato têm biografias que não resistem a uma rápida pesquisa... no Google – Dilma Rousseff – Presidente – em discurso na 3ª Conferencia Nacional da Juventude

As pessoas elogiam o meu corpo e dizem que uso isso para conseguir algumas coisas. E é verdade! – Laura Keller – atriz – em destaque no seriado Pé na cova, como Luziane

Confiamos na inocência dele – Cássio Cunha Lima – Senador – sobre a condenação de seu correligionário do PSDB, Eduardo Azeredo

Dedico o troféu a meu irmão, que com R$30,00 me comprou uma prancha. Era muito dinheiro prá ele. – Mineirinho – novo campeão mundial de surfe.

Foto: Ilustrada 

Nova Ribeira

A nova orla da Ribeira foi inaugurada sexta-feira, depois da conclusão das obras de requalificação no local. A reforma inclui novos equipamentos, como academia de ginástica, praças, área para bicicletas e uma pista semiprofissional para skatistas.

A festa de inauguração teve show da banda Amigos da Madragoa na Praça Dodô e Osmar e logo depois Margareth Menezes subiu ao palco para cantar no local, onde tem família.

Foto: Ilustrada

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Não foi dessa vez

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos nove filmes que estão no páreo para indicações a melhor filme estrangeiro no Oscar de 2016.

O Brasil, que disputava uma vaga com Que Horas Ela Volta?, da diretora Anna Muylaert, ficou de fora da corrida. São estes os filmes concorrentes:

The Brand New Testament, de Jaco Van Dormael (Bélgica)
O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra (Colômbia)
Guerra, de Tobias Lindholm (Dinamarca)
O Esgrimista, de Klaus Härö (Finlândia)
Mustang, de Deniz Gamze Ergüven (França)
Labirinto de Mentiras, de Giulio Ricciarelli (Alemanha)
Saul Fia, de László Nemes (Hungria)
Viva, de Paddy Breathnach (Irlanda)
Theeb, de Naji Abu Nowar (Jordânia)

Foto: Ilustrada

O meu mundo é hoje


Confesso não ser um usuário permanente do Whatsapp, embora faça parte de alguns grupos do aplicativo sem uma participação efetiva, ou a mais discreta que se consegue ser. Quando não sou ignorado, a ponto de me perguntar o que é que eu tô fazendo aqui, pedir licença e partir ou nem isso. Nem sei se é uma questão dos grupos a que me filiei ou se é um problema meu, mas em geral é tudo muito chato, muitas mensagens de autoajuda, muita religiosidade, muita pretensão, piadas sem graça, difusa originalidade e por aí vai. Embora não seja só isso, há vida inteligente, aqui e ali, além da instantaneidade da comunicação.

É certo que a sua interrupção por algumas horas, por uma estranha determinação judicial, levou o país uma comoção nacional como se algo vital a nossa sobrevivência, como um tapete que fugisse dos nossos pés, tenha nos feito levitar feito zumbis nas casas e nas ruas. A solidão real a que nos levou o mundo virtual teve a companhia também desta solidão que este próprio mundo virtual criou, em que casais, amigos, grupos escolares sentam na mesma mesa de um restaurante ou bar e vivem em mundos não conectados já que cada um criou e vive em seu próprio mundo.

Foto: Ilustrada

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Dez Bahia

Sou rubronegro, mas não há como negar a iniciativa da jornalista baiana, Clara Albuquerque que reuniu as trajetórias de dez craques do BahiaMarito, Nadinho, Roberto Rebouças, Douglas, Baiaco, Beijoca, Paulo Rodrigues, Bobô, Zé Carlos e Charles.

Os nomes foram escolhidos com a ajuda de jornalistas esportivos, como Marcelo Barreto, do SporTV, e Juca Kfouri, colunista da Folha de S.  Paulo e do Uol. Clara, radicada no Rio, fará noite de autógrafos de Os Dez Mais do Bahia na Casa do Tricolor, dia 21, no Paseo Itaigara, a partir das 18h. 

Foto: Clara Albuquerque

Fique calado, me deixe mudo


As operadoras de telefonia celular receberam quarta-feira, dia 16, notificação para bloquear o funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil pelo período de 48 horas. O representante das operadoras, informou que iria cumprir a determinação a partir da meia noite de hoje..

A decisão é da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo. O bloqueio foi solicitado às operadoras de telefonia dentro de uma investigação sobre "quebra de sigilo de dados".

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o bloqueio foi imposto porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho deste ano. No dia 7 de agosto, a empresa foi novamente notificada e foi fixada multa em caso de não cumprimento.

Foto: Ilustrada

Inicio das festas populares

Era o inicio das festas populares em Salvador, em 04 de dezembro, corrente, dia de Santa Bárbara. O Largo do Pelourinho, às 10 horas, não cabia mais ninguém para a missa campal que seria celebrada em louvor a Iansã, no palco-altar armado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. Mas o fluxo do Largo em direção ao Terreiro de Jesus, dando a impressão aos que chegavam como eu, que tudo estaria na mais absoluta calma, na paz dos cemitérios incompatível, pois, com o fervor do povo de santo e o povo do samba e da latinha de cerveja.

A missa já havia começado e os cânticos eram intercalados entre um hino da congregação católica e outro de cantigas dos orixás do candomblé, ambos acompanhados por atabaques e suas classificações, dando ritmo ao afoxé para evocações religiosas pela multidão que se comprimia no Largo.

No calçadão em frente a casa de Jorge Amado, já se vislumbrava no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos os andores que sairiam em procissão, tão logo terminasse a missa solene, encerrando as celebrações religiosas pelo dia de Santa Bárbara, embora as comemorações profanas não tinha hora para acabar.

E como se diz em festas de altas-rodas, a medida que os andores deixavam a igreja, “tava todo mundo lá”. Primeiro o andor de São Cosme e São Damião, seguido por São Jorge, São Sebastião, São Miguel, São Lourenço e mais até ela surgir gloriosa em seu andor de flores vermelhas e brancas. Procurei me revestir das precauções necessárias e segui a procissão, sem esquecer o incidente que fui vítima em uma das comemorações ao dia de Iansã, ao lado do mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros.

Foto: Ilustrada

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Chame o ladrão! Chame o ladrão!

A operação da Policia Federal que ontem pela manhã cedo fez uma operação de busca e apreensão de documentos nas casas de alguns figurões da República chamou atenção não pelos tais figurões envolvidos, já que eu, você nós dois sabemos que eles são o que sempre foram “ladrões”, mas pelo “pisar de ovos” das autoridades policiais no cumprimento dessa visita indesejada..

Veio logo a ressalva, nas primeiras horas da manhã, que não se tratava de prisão, mas de busca de documentos que viessem fundamentar as suspeitas levantadas contra esses meliantes republicanos, já que parte ou todos eles tinham foro privilegiado e não podiam ser achincalhados com as algemas, em seus punhos engomados. 

Que pena!. Mas, eles não perdem por esperar, a justiça há de se espalhar, assim como é célere contra os ladrões de galinha ou de pacote de bolachas nos supermercados. 

Foto: Ilustrada

Eles disseram...

Me respeite que eu sou uma mulher casada – Kátia Abreu – Ministra da Agricultura – arremessando um copo de vinho no senador José Serra, que teria dito ser ela namoradeira.

Querem transformar o PMDB em um motel, com essa alta rotatividade, de entrar num dia e sair no outro – Lúcio Vieira Lima – Deputado Federal – sobre manobras para manter Leonardo Picciani na liderança do partido.

É uma honra assumir o lugar, uma lenda do futebol brasileiro – Cel. Antonio Dias – candidato de Marco Polo Del Nero para a vaga de vice-presidente da CBF, ocupada por José Maria Marin, que está preso nos Estados Unidos.

O que estou fazendo em Bangu 8? André Esteves – Fundador do BTG Pactual, preso na Lava-Jato.

Não posso falar muito porque à meia-noite viro abóbora – Cristina Kirchner – Ex-presidente da Argentina – referindo-se ao seu mandato que terminaria à meia noite.

Foto: Ilustrada

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O caminhão do Planaltão

Revista Piauí
Dilma promete sortear novas cartas nos próximos dias

Fotomontagem: The Piauí Herald

A tua completa tradução

Do prestigiado jornal inglês The Guardian, sobre o PMDB:

- Sem nenhuma ideologia abrangente, o partido muitas vezes parece um ninho de víboras de facções profundamente divididas, variando de proprietários rurais conservadores e social-democratas urbanos aos nacionalistas evangélicos e ex-guerrilheiros, cujo único terreno comum é o desejo de garantir proteção, prestígio e, muitas vezes, subornos que vêm com cargos do governo.

Fonte: O Globo - Charge: Diogo

Quando o carnaval chegar

Para fazer o esquente do Carnaval de 2016 a Prefeitura de Salvador organizou dois dias de festa no novo circuito Orlando Tapajós, que será montado na Avenida Oceânica, entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. O pré-carnaval será realizado na semana que antecede a festa oficial, nos dias 30 e 31 de janeiro. Os desfiles acontecem a partir das 15h.

Além do domingo do Furdunço, que acontece no dia 31 de janeiro, o folião vai ganhar mais um dia de festa. No sábado, dia 30, será realizado o Fuzuê, que trará para o público um carnaval acústico, com bandas de sopro, percussão e batucada, e grupos de antigos carnavais, a exemplo de Jacu, Sako Cheio, Amigos do Barão, Paroano sai milho, Pierrô de Plataforma, Mascarados de Maragojipe e mais.

Foto: Ilustrada

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Rubber soul

No dia 03 de dezembro de 1965 os Beatles lançavam seu sexto álbum. Por tanto há 50 anos chegavam aos nossos corações e mentes as canções de Rubber Soul As músicas eram mais instigantes, diferentes de todas as anteriores, as guitarras mais distorcidas, letras mais maduras, apesar de uma ou doce canção de amor.

Seja como for, o álbum aponta para uma nova fase da banda inglesa. Tudo indicava que a fase infantil dos rapazes de Liverpool tinha acabado e Rubber Soul, se ainda mirava as paradas de sucessos, sinalizava um novo caminho a partir daquele instante.

Um disco que em principio causou estranheza foi como o tempo se firmando com a força de canções como Norwegian Wood, You won’t see me, Michelle, Gril, In my life entre outras preciosidades. Ouçamos pois, Norwegian wood

Vídeo: Youtube

Tutti buona gente!

Pelo menos um terço dos integrantes já definidos da comissão especial que vai analisar o processo de impeachment contra a Presidente Dilma é alvo de acusações criminais no Supremo Tribunal Federal – STF. Dos 61 deputados escolhidos em votação tensa no plenário da Câmara, nessa terça-feira, ao menos 20 respondem a inquéritos ou ações penais. Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco

A relação é encabeçada pelo PSDB, com seis nomes, seguido pelo PP, com quatro. Na seqüência, aparecem o PMDB, o PSD e o SD, com dois cada. PSC, PTB, PPS e PSB têm um nome cada.

Alguns dos investigados já são réus. É o caso, por exemplo, do deputado Paulo Pereira da Silva SD-SP, que responde a ação penal por corrupção no Supremo. Presidente licenciado da Força Sindical e criador do Solidariedade, o deputado Paulinho é acusado de desviar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. O deputado ainda é investigado em outros três inquéritos por peculato e corrupção passiva.

Trechos: Congresso em Foco

Para sempre Jovem Guarda

A cantora Wanderléa, linha de frente da Jovem Guarda juntamente com seus amigos Roberto e Erasmo Carlos, se apresenta na Caixa Cultural de Salvador nos dias de 10 a 13 de dezembro em quatro shows, sempre às 20 horas.

Será uma comemoração aos seus 50 anos de carreira, completados em 2015, quando o público baiano, seguidores da Jovem Guarda ou não, poderá voltar a ouvir canções que ficaram famosas em sua voz, como Foi Assim, Ternura Prova de Fogo, Pare o Casamento, Eu já nem sei entre outras.

Mas, haverá também espaço para o repertório do seu período pós-Jovem Guarda, como Back in Bahia, Kriola, Você Vai Ser o Meu Escândalo etc. Os ingressos serão vendidos a preços populares, na bilheteria da própria Caixa Cultural Salvador, na Rua Carlos Gomes.

Foto: Wanderléa

O ônus do progresso

A prosperidade e o progresso que experimenta a cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, com a décima economia da Bahia, considerado a capital do agronegócio baiano, refletem-se nos dias de cão que vivem seus habitantes.

No mês passado, bandidos tomaram de assalto nada menos que 38 caminhonetes, como Toyota e Amarok, e mesmo Hilux deixando a população com medo de ir à rua com seus veículos ou enfrentar estradas a negócios ou passeios

Os carros cuja maioria é equipada com GPS nunca são encontrados, já os GPS são deixados nas estradas, ruas, locais dos assaltos como prova do delito e nada, nem nunca mais sombra de veículos.

Foto: Ilustrada

Trope de choque


Charge: Aroeira

Casa de (in)tolerância

Como se não bastasse a patética carta do vice-presidente da República endereçada à Presidente com queixas sobre o tratamento dispensado a ele e seu partido, ontem fez a vez da Câmara de Deputados demonstrar como é que se faz a deposição de uma presidente eleita pelo voto popular, sem nenhum dolo por ela praticado em seu mandato e, que justifique a ação desastrada.

Xingamentos, empurrões, cabeçadas, depredações, voto secreto, prá fazer valer o desejo do impedimento da presidente ao cargo, comandado por um parlamentar que está sujeito a encarar um processo de cassação pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados sob a acusação de manter contas secretas na Suíça, coação de desafetos, mentir em depoimento. O sujo pretendendo punir um possível mal lavado. Mas, o Supremo está vigilante a esta bagunça nesta casa de (in)tolerância. 

Foto: Ilustrada

Capinam 50 anos

José Carlos Capinam vai comemorar 50 anos de carreira com um DVD, no ano que vem. As gravações, entre julho e setembro, serão em três shows, cada um em um palco diferente da cidade: no Teatro Gregório de Mattos, na Sala do Coro, do Teatro Castro Alves e na Caixa Cultural.
Considerado um dos maiores letristas da MPB, Capinam, de 74 anos, assina músicas com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco, Jards Macalé, entre muitos outros. 

Foto: Ilustrada

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Rir, o melhor remédio


Fotomontagem: Twitter

Nesta cidade todo mundo é de Oxum

Hoje é feriado religioso em Salvador, que homenageia a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição da Praia, neste dia 08 de dezembro. A tradição e sua religiosidade se mantêm, embora o lado profano da festa, que já tomou toda a Praça Cairu e adjacências, hoje não passa de um pequeno número de barraqueiro que arma seu mafuá nas proximidades da Igreja.

As 09 horas será celebrada a missa solene em frente à Basílica de Conceição da Praia e logo depois a sua imagem sairá em procissão pelas ruas do Comércio, quando então os participantes ocuparão as barracas de quitutes baianos, entre cervejas e sambas. Sombra do que já foi, mas ainda merece uma visita, uma passagem pela Conceição e Comércio.

Foto: Ilustrada

Nós, os consumidores

Os bares e restaurantes de Salvador estão com a máquina de remarcação de preços de seus cardápios agindo de forma frenética na elevação de seus itens, tanto faz um restaurante de classe média com os bares que servem PF, nada escapa à ganância conhecida. Até o bar “pé sujo” de Soneca no Comércio já serve sem qualquer explicação, uma Itaipava a R$7,50, indiferente aos protestos da clientela.

Isto é a conta que se prepara para o grande fluxo de turistas que está prá chegar com seus reais, dólares e euros, como se fosse para sempre. Mas, como se sabe tudo tem um fim, dura pouco, e aí terão que conviver com a freguesia que hoje maltratam, isto é, todos nós, os consumidores nativos.

Foto: Ilustrada

Correndo da justiça e da policia

Pobre futebol brasileiro. Ser pentacampeão do mundo tendo como dirigentes, ervas daninhas, como João Havelange, Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, só não é obra do acaso porque em campo estavam atletas talentosos que encantaram o mundo com exibições inesquecíveis. Enquanto aquela gente tramava nos subterrâneos a forma de achacar em nome da seleção, recebendo propinas que podem ultrapassar os 120 milhões de reais. Mas, espera-se que agora os seus dias estejam contados.

Organizado pelo Bom Senso Futebol Clube, os jogadores que disputaram a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, protestaram contra o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Assim que o árbitro apitou o início das partidas, os jogadores ficaram 15 minutos de braços cruzados. A manifestação ocorreu nos jogos entre Goiás x São Paulo, Coritiba x Vasco, Internacional x Cruzeiro, Figueirense x Fluminense e Flamengo x Palmeiras.

Mas, as sanguessugas continuam tramando nos bastidores para não largar o osso, enquanto a justiça americana e brasileira, além do policia vão fechando o cerco para tê-los no lugar merecido, a cadeia com a devolução do que foi subtraído. É difícil, pois um gente poderosa que se acha imune às leis.

Foto: Ilustrada 

sábado, 5 de dezembro de 2015

Patrimônio da Humanidade

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia-IPAC comemora os 30 anos do Centro Histórico de Salvador como Patrimônio da Humanidade.  

A campanha ressalta não só o valor desse reconhecimento internacional da Unesco/ONU, como também a necessidade de se discutir e repensar o impacto dessa chancela, os problemas que não foram resolvidos nessa importante área, entre outras questões, conforme afirma so seu diretor João Carlos de Oliveira.


Foto: Ilustrativa

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Eparrei Iansã!

Começa hoje o ciclo das festas populares de Salvador, com as homenagens a Santa Bárbara ou para o povo de santo, a poderosa Iansã, rainha dos raios e das tempestades. Às seis horas da manhã os foguetes já espocavam anunciando a festa que logo mais irá começar se espalhando por todo o Largo do Pelourinho, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Mercado de Santa Bárbara, Taboão, inicio da Ladeira Além do Carmo e mais espaço que houver. De longe parece um ensaio do Salgueiro, tal a profusão das cores vermelho e branco, as cores de Iansã, mais especificamente o vermelho.

Disse de longe, e é ao pé da letra mesmo, já que é sempre bom manter uma distancia regulamentar entre os seus pertences e a muvuca profana, já que a vagabundagem que de santo não tem nada, muito pelo contrário, barbariza ante aos desatentos ou que se inebriam rapidamente com os batuques e os cânticos de louvor. Estava trabalhando na Rua Chile em um escritório de advocacia e tinha que fazer uma diligência no Centro Empresarial Iguatemi.  

Na volta peguei um ônibus para o terminal da Barroquinha e de lá seguiria para o escritório. Ao chegar no Aquidabã, o trânsito estava interrompido pela passagem da procissão de Santa Bárbara em toda extensão da Baixa dos Sapateiros. Desci, como os demais passageiros, e fui caminhado ao longo de toda avenida. Ao chegar próximo do mercado de Santa Bárbara parei para presenciar a chegada do andor da santa no ponto comercial que leva seu nome. 

Não devia. Aos poucos fui sendo comprimido de encontro à parede de uma loja que já havia cerrado a suas portas temendo o pior. E o pior era a multidão sempre crescente ao meu redor que inviabilizava qualquer possibilidade de sair dali, naquele momento. Restava proteger a pasta com os documentos que carregava e a carteira de cédulas, (sem cédulas) no bolso traseiro da calça. Achava que os vinte reais que estavam no bolso frontal da lateral esquerda da calça estivessem seguros, em vista da profundidade do mesmo. Ledo engano. 

Consegui sair, assim como os vinte reais do bolso profundo da calça, pelas hábeis mãos do grupo de maloqueiros que me cercava sem que eu pressentisse sua intenção. Se fosse um vagabundo gay teria me bolinado à vontade que do mesmo modo nada veria ou sentiria. Estava manifestado. Eparrei Iansã!

Foto: Ilustrativa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Vitória Campeão!

Dando sequência a um trabalho reconhecido em termos nacionais e também internacionais, as categorias de base do Vitória conquistam mais um título, desta vez a equipe sub-20 se sagrou campeã do Nordeste ao derrotar o Náutico, no estádio Rei Pelé, em Maceió.

No tempo normal 0 x 0, mas nos pênaltis a equipe rubronegra ganhou por 4 x 2 e é outra vez campeão nordestino, como já foi campeã nacional. A indagação é o que se faz com esses jovens promissores que o Vitória revela e não se vê em campo, onde são trocados por bagaços, na maioria das vezes, vindos dos times do sul e sudeste. Assim não dá Vitória

Foto: Ilustrativa

Vinil virtual

No programa do Jô Soares, que vai ao ar amanhã, a cantora baiana Daniela Mercury fala sobre seu novo álbum, Vinil Virtual, que chegou às lojas na semana passada. Na conversa, eles comentaram sobre a imagem da capa, em que a Rainha aparece nua, abraçada à mulher, Malu Verçosa, como John Lennon e Yoko Ono, numa famosa foto para a revista Rolling Stone.

Daniela também falou sobre sua participação na campanha Livres & Iguais. Ela foi lançada na sede da ONU, em Nova York, com um vídeo que traz cenas da festa de seu casamento. Além de exibir as imagens no telão, o apresentador também mostrou uma foto da dupla com Ban-Ki-moon, secretário-geral da ONU.

Foto: Ilustrativa

Deu Parmêra!

Se o primeiro jogo na Vila Belmiro foi um passeio do time santista, ontem na Alianz Parque quem mandou foi o Palmeiras diante de um time que se julgava campeão sem disputa, e que não saia das páginas dos jornais e dos comentários de jornalistas como um time a ser copiado.

Não deu, aliás, deu Palmeiras que ganhou por 2 x 1 no tempo normal e levou a disputa do titulo da Copa do Brasil para os pênaltis e também venceu por 4 x 3, sagrando-se tricampeão. Ao Santos ao time de bons jogadores mas excessivamente incensado não restou nem a Copa do Brasil nem o G4 do Brasileiro. A empáfia ás vezes dá nisso.

Foto: Ilustrativa

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

É duro ser estátua

O cartunista e designer paraibano Nildão, radicado em Salvador, relança amanhã no foyer do Teatro Castro Alves seu livro de cartuns É duro ser estátua, ao tempo em que comanda o Conversas Plugadas na sala principal do teatro.
O livro foi lançado originalmente na Aliança Francesa, num esforço terrível para que as pessoas lhe dispensassem um pouco de atenção, já que naquele dia do lançamento, em 11 de setembro de 2001, as pessoas ainda permaneciam atônitas com os atentados terroristas daquela manhã, quando alvos americanos em Nova York foram atacados, como as emblemáticas Torres Gêmeas. Aquele não era o momento para humor, ou seria? 

Cartuns: Nildão

O dono do mundo


A bonita gravação de Querida com o próprio autor, Tom Jobim e coro da Banda Nova, foi utilizada na abertura da novela O dono do mundo, mais uma campeã de audiência, com atores de peso na emissora como Antônio Fagundes, Natalia Timberg, Letícia Sabatella, Fernanda Montenegro, Malu Mader, Stênio Garcia entre outros, com o sucesso esperado para mais uma grande produção da TV Globo.

Outro dado interessante na abertura desta novela é também a utilização de imagens de um filme de Charles Chaplin, o genial O grande ditador, em que ele utilizando um uniforme militar faz evoluções e acrobacias com o globo terrestre numa clara alusão ao nefasto Adolf Hitler, e o fim da 2ª Guerra Mundial.

É um trabalho de arte bem bacana, e foi um dos pontos relevantes da novela, do Gilberto Braga, em que foram inseridas imagens sensuais e belas de mulheres que vão se revezando dentro do globo, enquanto Chaplin chuta e brinca com o globo terrestre. PS: Não consegui puxar as imagens de Chaplin, só a música do Tom, mas elas estão disponíveis no Youtube.

Vídeo: Youtube

Gente boa!

O deputado Jarbas Vasconcelos PMDB-PE traçou no Programa Roda Viva da TV Cultura, nesta segunda feira, um perfil de seu companheiro de partido e Presidente da Câmara de Deputados, o notório Eduardo Cunha PMDB-RJ.

“Ele é um psicopata, um doente, tem mania de perseguição. Ele não tem amigos. O psicopata não sabe o que é um alvorecer, um anoitecer. Ele não tem sentimento para isso. Ele não tem amigos, tem seguidores, admiradores”. disse.

“Hoje, exerce a presidência da casa com pessoas-chave, desqualificadas, grande parte desqualificadas, que estão a frente dos destinos da Câmara dos Deputados. Ele vai levar isso a onde ele puder levar, na base da mentira, do cinismo e da chantagem.”

Fonte: Tribuna da Bahia

Se liga Flamengo!

Caso a oposição à diretoria atual do Flamengo ganhe as eleições presidenciais do clube, dia 07 de dezembro, o técnico da seleção chilena Jorge Sampaoli está com acordo fechado para dirigir o Flamengo, em 2016. Só que a chapa oposicionista não ganhará estas eleições, como se prevê as pesquisas sobre a disputa, que deve reconduzir o atual presidente Eduardo Bandeira de Mello.

O técnico argentino Jorge Sampaoli é um dos três indicados pela FIFA como o melhor treinador do mundo em 2015. Mas, o caso do Flamengo não treinador de ponta, mas jogadores de nível, dedicados, comprometidos e não esse bando que se arrasta em campo, envergonhando todos nós torcedores do grande clube brasileiro.

Foto: Ilustrativa

Partiu Metrô

As linhas do Metrô de Salvador e região metropolitana que têm operado em nível experimental, sem cobrança de tarifas, estão chegando ao fim com o acordo firmado entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador..

Por esse acordo entre os órgãos públicos e os donos das empresas de transportes de Salvador e a CCR Metrô Bahia as tarifas do metrô, dos ônibus da capital e dos coletivos da rede metropolitana terão preço único. O valor deve ser divulgado oficialmente nesta primeira quinzena de dezembro.

Com isso, ficou acertado que a chamada integração tarifária - em que o usuário paga apenas uma vez para ter acesso aos ônibus e metrô, será feita em quatro estações da cidade: Pirajá, Lapa, Bom Juá e Retiro.

Foto: Ilustrativa

O fim como meio

Um outdoor espalhados pelas ruas de Curitiba=PR, em que pedia o fim dos privilégios para o deficiente causou como era esperado uma reação em cadeia de revolta e indignação a quantos virou ou souberam do desastrado chamamento contra os que pouco podem, por limitações físicas.

No dia seguinte com a enorme repercussão negativa ficou-se sabendo que era uma campanha de marketing da Prefeitura de Curitiba visando a conscientização da população quanto ao respeito aos deficientes que frequentemente são desconsiderados até mesmo pelos órgãos públicos que limita com suas ações a acessibilidade do deficiente.

A reação negativa foi a resposta que a Prefeitura precisava para mostrar que se tantos se indignaram com o outdoor, porque tantos desrespeitam o deficientes, como na ocupação das vagas para cadeirantes em shopping, prédios, ruas que são ocupados dissimuladamente por carros, motos entre outros veículos. 

Foto: Ilustrativa

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Caminhada do samba

Milhares de pessoas invadiram a Avenida Sete na Caminhada do Samba, em Salvador, neste domingo, quando vários grupos de samba homenagearam o ritmo cujo dia é comemorado, amanhã, dia 2 de dezembro. Mesmo não fazendo parte do calendário oficial das festas populares da cidade, que se inicia agora em dezembro, amanhã haverá muito samba e pagode no Pelourinho.

As festas na cidade começarão mesmo sexta feira, com as homenagens a Iansã, que no sincretismo religioso corresponde a Santa Bárbara, quando o Largo do Pelourinho, estará lotado por fieis e visitantes, trajando roupa vermelha até o final da missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Quando então será servido um grandioso caruru, no Mercado de Santa Bárbara na Baixa dos Sapateiros e daí em diante só samba, cerveja e muvuca, além de atenção, muita atenção com os malandros que fazem ponto nos espaços, na espreita da próxima vítima. Já fui vítima e, sei.

Foto: Caminhada do Samba