quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Faíscas verbais

Sábado na Livraria Saraiva, do Shopping Barra, como sempre faço, quando entro lá, peguei na sessão de lançamentos o livro Faíscas verbais, de Márcio Bueno, sentei em uma das poltronas da loja e comecei a tarefa de folhear e quase ler, na íntegra, o curioso livro.

Jornalista com passagens por importantes veículos da imprensa nacional, Márcio se deu o trabalho de procurar citações, frases de efeitos proferidas por artistas, intelectuais, políticos em entrevistas ou mesmo em tom coloquial de conversas que foram se passando em sua oralidade de uns pra outros, que se caracterizam pela espirituosidade, pela rapidez de raciocínio e pela genialidade e originalidade dessas frases.

Ali se encontram personalidades como Jaguar, Paulo Francis, Dadá Maravilha, João Saldanha, Leonel Brizola, Jânio Quadros, Nelson Rodrigues, Tim maia, Chico Buarque entre tantos outros que são exemplos desta perspicácia, deste senso de humor sutil, imperceptível às vezes. Enfim fica-se sabendo o autor de frases sobre a bebida como “bebo porque é líquido, se fosse sólido eu comia” ou “intelectual não vai à praia, intelectual bebe”.


Além do ditador que quis dar e acabou dando palpites e escalando jogador na seleção brasileira de futebol, mas passando por cima do genial João Saldanha: “assim como ele escolhe o seu ministério, eu escolho o time da seleção”. E mais, bem mais, uma leitura leve, agradável e derramando humor por todas as páginas. Muito bacana.

Livro: Faíscas verbais - Márcio Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário