quarta-feira, 17 de maio de 2017

Buraco de tatu


Como só acontece por aqui, as coisas surgem do nada, feito geração espontânea, só assim explica a descoberta dessa mina de ametista em Sento Sé, uma das regiões gravemente afetada pela seca que atinge o estado. Sem que houvesse qualquer estudo geológico, prospecções técnicas, a presença de geólogos ou técnico do Departamento Nacional de Pesquisa Minerais, na Bahia, para que a mina surgisse do nada e em pouco tempo se tornasse um tremendo formigueiro humano

A área faz parte do Parque Nacional do Boqueirão da Onça e é o habitat natural de veados, tatus, caititus e, o IBAMA estuda providências para viabilizar e disciplinar o garimpo, como se nessa altura fosse possível organizar qualquer coisa numa área já tomada por garimpeiros de toda parte do país.

A descoberta da mina se deu de forma prosaica, quando um agricultor e seu filho cavavam um buraco em busca de um esconderijo do tatu, uma atividade ilegal, pelo órgão de proteção ambiental. Não foi preciso a escavação avançar muito em busca da caça, para que as ametistas começassem a pipocar daqui e dali, espantando os caçadores que logo esqueceram o tatu e foram cuidar da novidade, uma brilhante e valiosa novidade.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário