sexta-feira, 12 de maio de 2017

Uma estrela


 Finda a leitura de Rita Lee - uma autobiografia fica a estranha sensação de como sobreviveu essa pessoa que embarcou em todas as “viagens” quase ininterruptas, excetuando os períodos de internamento em hospícios e clínicas de recuperação para a limpeza do corpo e da alma, para logo depois cair de boca no mundo. Isso durante e ao mesmo tempo em que os filhos nasciam, a família crescia, os familiares morriam, os animais que criava também e as trocas de domicilio eram frequentes. Uma atribulação só, que seu franzino corpo resistia de forma heroica, digamos assim.

Merece destaque a separação dos Mutantes, um episódio cruel com ressentimentos talvez insuperáveis, e a chegada de Roberto de Carvalho, seu marido, guitarrista e responsável pela guinada musical de sua carreira. A partir de sua chegada e seu comando choveram globos de ouro pelas vendagens dos discos, trilha sonoras de novelas globais, especiais de televisão, cadeira cativa nas paradas de sucessos e shows lotados aonde chegasse. Um sucesso questionado por seus admiradores onde modestamente me incluo. 

Com a chegada do “maridão” e deste brilhantismo de sua carreira, criou-se um padrão de composição em que os sucessos saiam aos borbotões e onde os exemplos não se esgotam. Estão aí na memória coletiva, Lança perfume, Doce vampiro, Caso sério, Flagra, Chega mais, Desculpe o auê, Banho de espuma, Pega rapaz, Baila comigo e mais, muito mais. 

Do meu lado prefiro a sonoridade mais rock’n roll de sua carreira pós-mutantes com a banda Tutti Frutti, e antes da chegada do “guitarrista-marido”, cujos exemplos se encontram nos discos Fruto proibido, Entradas e bandeiras, Babilônia, Atrás do porto tem uma cidade, além claro, dos discos da era Mutantes, incomparáveis. Mas, Rita é uma estrela e pode o céu. Bacana.

Foto: Rita Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário