quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Antes do mundo acabar

Entre os discos lançados no final do ano passado chamam a atenção os discos de Zélia Duncan e Roberta Sá por serem discos de samba, no melhor estilo Beth Carvalho, elas que são cantoras cujos repertórios, embora bem brasileiro, não reverenciam tanto o samba, como desta vez. Principalmente Zélia Duncan que pode ser considerada uma cantora pop, como Vanessa da Mata, e que já integrou, por breve tempo, a banda de rock os Mutantes ocupando a voz feminina que já foi de Rita Lee, lá pelos anos 60.

A Roberta Sá também já flertou o samba em um disco excelente Quando o canto é reza, com repertório exclusivo do compositor baiano Roque Ferreira e o acompanhamento luxuoso do Trio Madeira Brasil, mas não é uma cantora de samba, mesmo que o samba não seja território exclusivo de ninguém, nem de João.

Mas, tanto o CD Delírio, de Roberta Sá, como o Antes do mundo acabar de Zélia Duncan são discos de samba, como costumam ser os bons discos de samba. Só que Zélia se saiu melhor na incursão, com um repertório quase autoral e parcerias diversas com Xande de Pilares, Ana Costa, Arlindo Cruz cujos resultados são muito bons, além da regravação de sambas de autores como Paulinho da Viola, Moacyr Luz e Dona Ivone Lara. Um bom disco, que deve ser degustado agora no novo ano.

Foto: Ilustrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário