terça-feira, 19 de abril de 2016

Para-choque de caminhão

Sempre que andei por estradas, em viagem de carro ou ônibus, prestava sempre muita atenção nos caminhões à frente e as freses dos seus para-choques. Muitas vezes ri, outras memorizei o seu humor, a mensagem gaiata, a espirituosidade, enfim. Mas, algo deve ter mudado com o humor do caminhoneiro, pois as frases divertidas, as sacadas engraçadas foram dando lugar a mensagens religiosas, em especial Deus é fiel,  

Sinal que as coisas mudaram se não pra pior, mas se tornaram mais sisudas, mais reflexivas, mais além, demonstrando que a situação degringolou, não está pra brincadeira, e na dúvida é melhor clamar aos céus, pedir a proteção divina, onde o receituário evangélico é pau prá todo obra.

Mas, muito ficou deste imaginário popular, deste humor que já característico das estradas, onde recados de amor, juras eternas, confissões de amor, declarações a amores perdidos, em um português, que mais parece um dialeto, ficaram guardadas em algum lugar de nossa memória, como os exemplos abaixo:

Deus é fiel, Candinho não

Discurso é igual vestido de mulher, quanto mais curto melhor.

Deus iscrévi serto... , mas eu não

Deus fez o mundo em 06 dias, porque não tinha ninguém perguntando quando ia ficar pronto.

Deus fez a mãe, e o diabo inventou a sogra

Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando

Diz-me com que andas, que te direi se vou contigo

Dia de pobre é o dia seguinte

Quando homem valer dinheiro, baixinho serve de troco

Duas coisas gostosas: uma embreagem macia e uma mulher carinhosa

Doei todos meus órgãos que não usava, só fiquei com o fígado

Dinheiro e mulher bonita só vejo na mão dos outros

Dirijo com cuidado para não deixar chorando quem me espera sorrindo

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário