segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É carnaval, cidade!


Sou de tempo em que a segunda feira era o 2° dia de carnaval. Hoje, no desenrolar da festa em Salvador estamos no quinto dia da folia, quando não o sexto a contar de alguns blocos que já saíram na quarta feira à noite na Barra. Não irá demorar o tempo em que a quarta feira de cinza será invadida pelo arrastão de Carlinhos Brown a Madeirada de Ivete empurrando o calendário da festa para sábado ou domingo, quaresma adentro.

A entrega das chaves da cidade ao Rei Momo significava que a ali era decretado o inicio do Carnaval e a apenas o bloco Barroquinha Zero Hora tomava a avenida na meia noite de sábado prá domingo, fazendo jus ao nome. A ampliação foi se dando independente de qualquer autorização oficial e assim chegou-se à quinta feira com alguns poucos blocos que se aventuravam pela Barra, até a incorporação total com todos os trios e estrelas do axé se espalhando pelos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande-Avenida, arrastando a multidão previsível. Este ano a rainha do axé como se denominou ou se autodenominou Daniela Mercury encenou uma ópera em homenagem a Jorge Amado o reverenciado do carnaval, no circuito Barra-Ondina. A rainha do axé sempre posou de intelectual, a parte letrada do axé, em contraposição as suas colegas “axezeiras” mais afinadas com o pagode, arrocha entre outras sujeiras, mesmo que a sua ópera estivesse mais para uma encenação bufa que para um espetáculo do Scala de Milão. É carnaval, e até a bunda de Vadinho de frente para as câmaras de TV fez parte da pantomima operística em uma reprodução da cena do filme de Bruno Barreto “Dona Flor e seus dois maridos” .

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