quarta-feira, 19 de junho de 2013

O trenzinho do caipira


O folclórico metrô de Salvador ainda não entrou nos trilhos. Após 13 anos de construção, a obra vem se arrastando por 04 vezes o tempo previsto para o seu término, além de ter gasto o dobro do projeto inicial num percurso ridículo que liga o nada, ao quase. Um menor metrô do país, um metrô anão, onde seus 12 quilômetros de extensão consumiram mais de um ano em obra por cada quilômetro construído, quase todos de superfície. A sua área subterrânea se limita ao trecho que vai da Estação da Lapa ao Campo da Pólvora e dali até a estação Bonocô, num trajeto que qualquer atleta da terceira idade percorre em 20 minutos.

Mas, agora a coisa vai. Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador resultou em um contrato assinado, estadualizando o metrô. O governador Jacques Wagner administrará a linha 1, da capital, que passará a funcionar Deus sabe quando e, assumirá a construção da linha 2 em uma interligação para o município de Lauro de Freitas, para quando a seleção de futebol do Thaiti ganhar uma Copa do Mundo, isto lá pelos idos do círculo 20, ciclo 30, século 31.

Fotos: Vagões do metrô de Salvador. 

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