domingo, 12 de fevereiro de 2017

Blocos de rua

Não se nega a importância do trio elétrico na dinamização do carnaval da Bahia, principalmente de Salvador, ao contrário da apropriação mercantilista destes blocos de cordas e abadás de todo espaço urbano do Carnaval

Porém, o trio e os tais blocos de cordas expulsaram do nosso carnaval de rua os blocos, cordoes e fanfarras com suas bandas de sopro e percussão e as marchinhas de antigos carnavais que são e serão sempre novas pra qualquer folião. Ainda se vê alguns destes blocos nas ruas de Salvador, mas em horários específicos para que não sejam atropelados pelos decibéis dos trios. 

O Rio, por certo momento parece ter se rendido ao comercio das escolas de samba pela classe média e as emissoras de televisões, aliás, televisão, a TV Globo. Mas, retomou a tempo a sua maior tradição e o seu verdadeiro carnaval, o carnaval de rua, com seus blocos, batucadas e charangas que arrastam multidões pelo Centro, Zona Norte e Sul da cidade. 

São Paulo a cada ano vê aumentar as agremiações carnavalescas que ocupam o centro da cidade com uma alegria e um espírito carnavalesco que pareciam distantes de suas gravatas e de seus gabinetes. De Salvador se espera, que volte ao que passou, ao que sobreviveu ao turbilhão do trio, com a farra e o bom humor do folião, cujo exemplo dá o carnavalesco carioca com a paródia de Bandeira branca:
Bandeira branca, amor
Que mundo cão
Tem Trump, Temer
Tem Crivella e tem Pezão
Renan Calheiros senador
Rodrigo MaLa igual ao pai
Nesse terror
Aposentaram satanás/aposentaram satanás

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário