quinta-feira, 8 de junho de 2017

O dia que durou 21 anos


São muitos os filmes que tratam do golpe militar de 64 e das atrocidades do regime, de suas perseguições políticas e da censura aos meios de comunicação e às manifestações culturais e artísticas. 

Alguns ou todos esses filmes merecem ser vistos, além dos livros já lidos, por todos nós, principalmente para aqueles que nos momentos atuais de desencanto e desesperança com os rumos políticos do país, peçam e clamem pela volta dos militares, para funções constitucionais que não são as suas.

O primeiro deles a abordar o tema, ainda que de forma alegórica, foi o muito citado e pouco visto, Terra em transe do Glauber Rocha, ou aqueles que ocuparam os cinemas comerciais e tiveram boa receptividade como Prá frente Brasil, O que é isso companheiro, Batismo de Fogo, Lamarca e muitos documentários como Jango, Hercules 56, O dia que durou 21 anos, 70 entre outros

Foto: Hércules 56 - (Embarque de presos políticos trocados pelo embaixador americano em 1969. O segundo da esquerda para direita é o petista José Dirceu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário