segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Resistir é preciso



Ontem um ator negro ao sair de uma balada na capital de São Paulo foi abordado por dois elementos que tentaram lhe roubar o celular e, correndo procurou abrigo no terminal de ônibus onde pediu ajuda aos seguranças do local.

A segurança foi negada ao tempo que os agressores acompanhados de maior número de pessoas acusavam o ator de ter roubado o celular de um deles. Os seguranças obrigaram a vítima a deixar o local, facilitando a ação dos agressores na rua, que além de lhe tomar o celular recebeu vários chutes, pontapés e pauladas.  

Caso clássico de racismo e de intolerância em uma cidade que ironicamente comemora hoje o Dia da Consciência Negra, com um feriado municipal em sua capital São Paulo e várias outras cidade do interior do estado.

Estes casos de racismo em São Paulo, mas não só lá, a bem da verdade, mas pela sua visibilidade ganham maior repercussão estas desqualificações ao ser humano, tal a freqüência com que acontecem não apenas com negros, mas nordestinos em geral.

Não ser igual e uma ofensa paga com desprezo, quando não com agressões físicas. Será preciso muitas celebrações deste dia, para que a consciência negra seja de fato absorvida pelos atuais e futuros agressores.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário