quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Vale quanto pesa


Consumidor com habitual freqüência de espetáculos teatrais e musicais estou sempre me deparando com produções que fazem “muxoxo” ao meu poder aquisitivo ou “dando de ombro” como quem dissesse, vá reclamar ao Papa por sua ausência, a contragosto, na plateia. 

Mas, este é apenas um lado da equação, já que os produtores culturais tem os seus custos altos com pauta de teatros, taxas diversas, som, recepção ao artista além do seu cachê ao empresário que elevam os preços dos ingressos a níveis dramáticos.

Estes últimos espetáculos no Teatro Castro Alves, por exemplo, com grandes nomes da música brasileira ficam em média por R$300,00 a inteira para cada ingresso, o que inviabiliza o acesso de muitos. Se presentes em qualquer destes espetáculos, já devem ter observados antes do inicio do show, a relação de empresas patrocinadoras que contribuem com estes custos, com uma renúncia fiscal através de Lei Rouanet (este instrumento de incentivo cultural pouco conhecido e tão apedrejado).

Sem estes patrocínios, públicos ou privados, a roda não gira e não há como bancar os custos, já que a bilheteria, diferente dos pobres espetáculos circenses, cobre pequena parte do que se investe na produção. Um show de Roberto Carlos pode ser tomado como indicativo destes custos, já que agrega uma produção imensa entre orquestra, cenários, iluminação, som, montagem de palco e a procura acima da média por parte do público, levando os ingressos para o estratosférico patamar de R$1.000,00 ou mais. 

Não daria, claro, por não ter e mesmo que tivesse, mas as lotações de seus shows estão sempre esgotadas ao menor anúncio de sua presença entre nós.  É do negócio!

Foto: Ilustrativo

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