quarta-feira, 29 de abril de 2015

Entre o molambo e o pano de chão

Recente pesquisa com o público infantil, quanto as suas preferências sobre as camisas de clubes revelou que mais da metade recaiu sobre os clubes europeus, cabendo aos clubes brasileiros a escolha entre Palmeiras, Flamengo, Corinthians e São Paulo. Pode-se questionar que a pesquisa teve como universo as lojas de materiais esportivos dos shoppings, que são templos de consumo da classe média, cujos filhos possuem os aparelhos mais modernos para jogos de videogame e acesso aos canais esportivos das TVs fechadas que transmitem incessantemente campeonatos dos clubes europeus.

Pode ser. Pois é sintomático o fascínio que desperta numa criança ter uma camisa do clube de Messi, David Luis, Thomas Muller, Thiago Silva, Neymar, Cristiano Ronaldo, Toni Kroos, James Rodriguez, Ibrahimovic, Robben, Ribery e tantos outros ídolos internacionais, que ostentar a camisa de nossos clubes carentes de craques. Qual a referencia de ídolo que temos em nosso futebol e nestes quatro clubes escolhidos como os preferidos entre os pesquisados? 

Nenhum, ninguém. A não ser que se alce a condição de ídolos coisas como Marcelo Cirino, Emerson Sheik, Paolo Guerreiro, Luis Fabiano, Alexandre Pato, Alecsandro, Fred, Valdivia entre outras nulidades, o que seria exigir demais de uma criança. Quando não pela desproporção da qualidade entre as camisas de nossos times e dos clubes europeus fabricadas pela mesma empresa fornecedora deste material. Sente-se a diferença de formato, cor, caimento, design que dão àquelas a verdadeira aparência de uniforme esportivo, enquanto as nossas escorregam entre o molambo e o pano de chão. 

Foto: Ilustrativas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário