terça-feira, 7 de abril de 2015

O valioso tempo dos maduros


  Mário de Andrade

Contei meus anos e descobri que terei
menos tempo para viver daqui
para frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que
recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras,
ele chupou displicente, mas percebendo
que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam
egos inflamados. Inquieto-me com invejosos
tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos,
quero a essência, minha alma tem pressa

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado
de gente humana, muito humana;
que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com
triunfos, não se considera eleita antes da hora,
não foge de sua mortalidade, caminhar perto de
coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!

O valioso tempo dos maduros: Fragmentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário