sexta-feira, 24 de abril de 2015

O banquete dos mendigos


Dos muitos discos que fui perdendo ao longo do caminho, por empréstimos não devolvidos ou pelas limitações de espaço em que passamos a morar, pequeno também para eles (os LPs) que chegaram a quase três mil, lamento o álbum duplo Banquete dos mendigos, produzido por Jards Macalé. A pretexto da celebração do documento universal editado pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos vários artistas levaram ao Museu de Arte Moderna – MAM, do Rio, uma multidão de jovens num gesto claramente político, naqueles tempos turvos de 10 de dezembro de 1973.

Tava todo mundo lá. Chico, Gonzaguinha, MPB-4, Ivan Lins, Jorge Mautner, Edu Lobo, Luis Melodia, Dominguinhos, Raul Seixas, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Gal Costa, Johnny Alff e mais, sem cobrar cachê, mas exercendo o ser dever de cidadão de cantar o que não dava prá conter em repúdio a ditadura militar. O show foi realizado sem sobressaltos da repressão, o disco gravado, porém censurado logo após a sua distribuição em 1974, e só liberado em 1979. 

Agora o disco volta acondicionado em uma caixa especial e comemorativa ao evento e compilando os quatros lados dos dois LPs, em três CD’s, em edição do selo Discobertas. O registro é histórico não apenas pela reunião estelar, mas por representar um momento significativo de protesto contra a violação de direitos assegurados pela carta da ONU, da qual o Brasil é signatário.

Foto: Capa original do disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário