quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ê baiana!

Foi celebrado ontem, em Salvador, o Dia das Baianas, dedicado àquelas que se espalham pelos mais diversos pontos da cidade, vendendo o acarajé e o abará entre outras iguarias que dão ao seu tabuleiro um colorido de atração irresistível. Para todos, com ou sem controle alimentar. Aí, cada um cuida de si.

Após a missa na igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, elas saíram em cortejo até a Praça da Cruz Caída, na Praça da Sé, onde fica o Memorial das Baianas e, foi servida uma feijoada aos participantes, além de acarajé regado a muita cerveja e roda de samba. Uma faixa alaranjada em seus turbantes fazia parte do engajamento da categoria na luta contra a violência à mulher, uma luta contra o machismo.

Se lá estivesse, lá estaria, como no ano passado, onde assisti a missa mais animada das tantas que freqüento sem muita assiduidade. Igreja lotada pelas baianas e fieis do candomblé, visto a compreensão do pároco quanto ao sincretismo religioso, fazendo com que cânticos em iorubá fossem entoados com a percussão de atabaques, agogô num afoxé respeitoso que contagia a tantos quantos esteja presente a cerimônia, com danças e rodopios. Ê Bahia!    

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário