quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Na casa do senhor não existe satanás

Segundo nota da colunista Telma Alvarenga, um vídeo em que Elba Ramalho, num encontro católico, faz comentários negativos sobre o candomblé, provocou revolta entre os adeptos das religiões de matriz africana. Falando para uma plateia, ao microfone, Elba contou da vez em que visitou um terreiro. “Escutei o demônio gritando lá dentro”, diz. “Saí correndo. Esse lugar é horrível (pensou). Estou ouvindo gritos, como se fosse de um animal. O pai de santo falou que era da casa de Exu, que é o demônio”.

A Casa de Oxumarê, em Salvador, divulgou nota de repúdio, sem citar o nome da cantora. Um trecho: “Além de propagar inverdades, (ela) em nada contribui para a convivência harmoniosa e respeitosa que tanto se busca entre as diferentes religiões. Não existe nas religiões tradicionais africanas a figura do demônio”.


No dia seguinte, o vídeo foi retirado do Youtube e Elba mandou uma gravação com um pedido de desculpas: Meus irmãos do candomblé, da umbanda, de todos os segmentos afro-brasileiros, estou aqui para pedir perdão por ter magoado vocês e por ter interpretado mal os preceitos da vossa religião e de vossas divindades, diz a cantora. Eu errei. Tive um entendimento equivocado, como muitas pessoas têm, infelizmente, o que faz com que aconteçam distorções e divisões. Perdão.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário