quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A História e as histórias do samba-canção

Como tudo que o jornalista e escritor Ruy Castro faz, seu último livro, A noite do meu bem, traz uma espécie de radiografia do samba-canção nos anos 40 e 50 com uma riqueza de detalhes, em que os personagens, para aqueles que detêm um mínimo de conhecimento da música brasileira e mesma da política nacional, são seguidos com enorme curiosidade o tropeço e a glória daqueles senhores e senhoras.

Tá todo mundo ali. Francisco Alves, Orlando Silva, Dorival Caymmi, Sílvio Caldas, Elizete Cardoso, Nora Ney, Herivelto Martins, Dalva de Oliveira, Helena de Lima ao tempo que vão surgindo novas vozes e composições que se descolam daquele ambiente trágico e de paixões dilaceradas, presentes no moderno canto de Dolores Duran, Maysa, Doris Monteiro, Lúcio Alves, Dick Farney, Silvinha Teles.

As canções se apresentam em pequenos trechos que é quase obrigatória uma pausa para que aqueles versos sejam cantarolados, fazendo jus a riqueza musical do jornalista, que paralelo àquelas vozes são apresentados os bares e boates onde elas de fato foram acontecendo. São tantas, são muitos os locais que se multiplicam pelo território de Copacabana, o ponto de encontro de playboys, políticos da velha capital, deputados e senadores, até presidentes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek e suas escondidas aventuras amorosas na calada da noite.


As suas 500 páginas fluem com um prazer característico dos grandes livros, não apenas por aqueles que se interessam por nossa música, mas por aqueles que vão acompanhando os tempos de pré-mudança para a nova capital que já se anuncia. 

Esta perspectiva da transferência da capital para Brasília cria um desespero na grande noite carioca que vai definhando com a ausência de seus políticos, repartições, congresso nacional, o mapa da mina enfim, da velha senhora e, com os clarões de uma nova música que vai se anunciando: a bossa nova, João Gilberto, Tom Jobim, Menescal, Vinicius, Carlos Lyra... mas aí é uma outra história que o próprio Ruy já nos contou. Chega de saudade!

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário