domingo, 13 de agosto de 2017

Tropicália - 50 anos

O disco Tropicália ou Panis et circenses comemora 50 anos de seu lançamento e que deflagrou o movimento tropicalista com Caetano, Gil, Gal, Tom Zé, Mutantes, Rogério Duprat, Nara Leão Torquato Neto, Capinam entre outros, mudando para sempre o rumo da música brasileira. Inserindo de vez a nossa música em seu próprio caldeirão musical, ressurgindo revitalizada e em sintonia com os novos acordes de um novo tempo.

Logo na primeira faixa, Gil já anuncia em Miserere Nobis, “já não somos como na chegada/calados e magros esperando o jantar/na borda do prato se limita a janta/as espinhas do peixe de volta pro mar”. Daí em diante “a manhã tropical se anuncia”, trazendo a reboque Vicente Celestino, Oswald de Andrade, Frank Sinatra, Mangueira e Senhor do Bonfim, todos juntos e compondo um doce e trágico mosaico da cultura nacional, com seus protagonistas e assimilações globais.

Tudo é inquietante e provocador, como os versos “sobre a cabeça os aviões/sobre os meus os caminhões/aponta contra os chapadões meu nariz/eu organizo o movimento/eu oriento o carnaval/eu inauguro o monumento/no planalto central do país”. Poesia fracionada, colagens, lado a lado personagens distantes, mas representativas da imensa geleia geral brasileira. Tropicália ou Panis et circenses não é só um marco revolucionário da nossa música, mas um dos mais importantes discos já gravados por aqui, um dos 10 mais.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário