sexta-feira, 25 de agosto de 2017

"Que não sentiu o suingue de Henri Salvador"


No disco Outras palavras, de 1981, Caetano gravou uma canção de Henri Salvador, a bonita Dans mon ile num arranjo abolerado que realça a sua latinidade. Em 1989, Caetano voltaria a lembrar de Henri Salvador em uma citação de Reconvexo no verso “Meu som te cega, careta, quem é você?/Que não sentiu o suingue de Henri Salvador”, além de citar outras personalidades, inclusive Dona Canô, sua mãe.

Hoje, o grande público sabe que Henri Salvador nasceu em Caiena, capital da Guiana Francesa para tempos depois passar a viver em definitivo na França e de suas ligações com a música brasileira de quem foi um grande admirador. Conheceu e manteve contatos com Tom Jobim, Roberto Menescal, João Donato, Johnny Alf entre outros bossanovistas, sendo inclusive considerado, por alguns estudiosos de nossa música, como um precursor do movimento da bossa nova, pela voz contida, sem arroubos, que caracterizaria o canto de João Gilberto, de quem sempre foi um entusiasta.

Nascido em 1917, Henri Salvador faria 100 anos agora se não tivesse nos deixado em 2008, mas a data não passará sem a reverência devida neste final do ano e no inicio do próximo. O canal da TV francesa TV5 junto com produtores cariocas preparam um grande evento no Teatro Municipal do Rio, reunindo nomes como Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Joyce, Leny Andrade, João Donato e mesmo Caetano, uma espécie de seu redescobridor, entre nós.

Vídeo: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário