quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Ao vivo e a cores

Quando a TV Globo abriu as suas câmeras, às 19 horas, com transmissão ao vivo da Câmara dos Deputados para a votação do arquivamento ou não da denúncia contra a “marmota presidencial”, interrompendo sua programação de novelas e noticiários, sem qualquer intercessão de comerciais dos seus patrocinadores, abrindo mão de uma receita publicitária de difícil mensuração, sabia o que estava calculadamente fazendo. Assim como a Globo News já fazia bem antes

Como a rejeição da denúncia era esperada, restou o que se queria, a exposição pública de seus atores com discursos ocos sem sustentação alguma, além do cinismo, para o seu público interno. A pronúncia rápida de um “sim” envergonhado, com a rapidez suficiente para fugir das câmaras como qualquer bandido foge das câmeras de segurança. Ou a demonstração da mais pura sem-vergonhice parlamentar ao ver evangélicos e ruralistas sem esconder em entrevistas antes da votação, de que de fato tiveram seus pleitos atendidos. Então, votariam “sim” pelo arquivamento da denúncia contra a “marmota”.

Nada do que se viu é novidade para quem acompanha o dia a dia da política nacional, e sabe o comportamento de mais da metade do plenário da Câmara, mas que ao vivo, dói mais. Chama a atenção, a desfaçatez de senhores milionários, sem compromisso além daqueles com suas empresas e patrimônios, declararem seus votos com a empáfia e a arrogância de que terão uma reeleição garantida se assim quiserem, ou mesmo de membros da família, já que são donos e mandatários dos votos de seus pobres eleitores. Uma renovação da Câmara é necessária e urgente; mas por quem?

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário