terça-feira, 15 de agosto de 2017

Fim da FLIPELÔ-2017

Terminou domingo a 1ª Feira Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ com um saldo positivo de boa frequência e de uma programação modesta, pela escassez de recursos, em relação a palestrantes, debatedores, exibição de filmes e peça teatrais, mas interessante e curiosa, o que mostra o sucesso de sua realização e motivação para a próxima em 2018.

No seu encerramento houve a exibição da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA, no Largo do Pelourinho, pela manhã, e à tarde uma vasta programação infanto-juvenil, na verdade para pais e filhos em comemoração ao seu dia, o Dia dos Pais. Logo cedo pela manhã, uma missa solene na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. As celebrações dessa igreja são uma atração em si para visitantes e para participantes da FLIPELÔ.

O ritual religioso é o mesmo de qualquer celebração católica, em qualquer igreja, inclusive seus cânticos, além de uma predominante frequência negra, costume que remonta os tempos escravistas. O diferencial fica por conta do instrumental que acompanha os cânticos à base de atabaques, agogô, chocalho e um ritmo que remete ao ritual do candomblé.

É inevitável que os iniciados e frequentadores da missa acompanhem com dança cada música, mesmo após ter recebido a eucaristia. É contagiante até mesmo para os que não são parte do povo de santo, mas que se deixam levar pelo som do ijexá, que tem sua origem também no candomblé. Salve a Bahia sinhô!

Foto: Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário