domingo, 25 de novembro de 2012

Chega de mágoa.


A chuva que caiu no município no inicio do mês poderia ser o prenúncio de que as águas iam rolar, mas dali em diante foram apenas chuviscos, garoa, preparação de uma chuvarada que não mais se confirmou, só intenção e nada mais. O estado da Bahia continua ostentando o desagradável e inquietante número de mais de 218 municípios assolado pela seca, falta de água, calamidade assim como outros tantos municípios nordestinos. Não há uma política governamental séria para um problema que pode deixar de ser crônico, aparentemente incontornável, e que continuará sendo enquanto órgãos como os finados SUDENE, Dnocs ou qualquer outro com esta finalidade, não deixarem de ser cabide de emprego para políticos e seus apaniguados. A propósito sabe-se que um prefeito próximo daqui, derrotado nas últimas eleições, em seu primeiro gesto após ter a sua campanha dado com os burros n’água, retirou de sua pauta de inoperância os carros pipas que abasteciam comunidades inteiras totalmente desassistidas, sem água, além de outras carências. Não merece apenas desprezo, mas a ira de uma população em fúria se ainda lhe restar algum tipo de indignação e revolta.

Em 1985, Michael Jackson e Lionel Ritchie compuseram We are the world e juntos com outros vários artistas de ponta da canção americana, como Bob Dylan Stevie, Wonder, Diana Ross, Ray Charles, Tina Turner gravaram a música e cuja arrecadação sobre a venda se reverteria em beneficio dos flagelados dos países africanos. A bonita canção foi um sucesso mundial e o exemplo se espalhou por vários países com as mais diferentes finalidades, mas todas elas de cunho beneficente.
 
Por aqui, um enorme grupo de artistas também se reuniu em uma campanha semelhante destinada a angariar fundos para ajuda às vítimas da seca no Nordeste, isto também em 1985, no mesmo ano de We are the world. Sem a beleza daquela, Chega de mágoa, composição de Gil, Chico, Milton, Fagner, Erasmo cumpriu sua meritória intenção e foi entoada por muitos, durante algum tempo, na companhia das vozes de Djavan, Rita Lee, Gal, Simone, Betânia, Tim Maia, Alceu Valença, Elba e muito mais. “Terra, olha esta terra/Raça valente, gente sofrida/Chama, tem que ter feira/Tem que ter festa/Vamos prá vida/Te quero terra prá plantar/Te quero verde/Te quero casa prá morar/Te quero rede...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário