quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vozes brasileiras


A revista Rolling Stones deste mês traz como reportagem de capa a escolha das 100 maiores vozes da música brasileira e tem como capa a mais que óbvia presença de Elis. A grandiosa e exagerada lista foi responsabilidade de nomes competentes da nossa crítica musical como Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Sérgio Martins, Nelson Mota, Mauro Ferreira, Tárik de Souza e muito mais, num rol tão extenso quanto o universo escolhido. Quando se comenta sobre as maiores vozes de nossa música é natural que tenhamos as nossas preferências que pode não bater exatamente com a de quem também se der ao trabalho de enumerar suas escolhas. Mas, convenhamos que 100 seja um número cujo alcance deve provocar uma busca desesperada para se atingir a meta estabelecida, correndo o risco de misturar alhos com bugalhos comprometendo a escolha de quem por mérito possa fazer parte de tal lista.

Cada um de nós tem as suas vozes guias, aquelas que nos deram o compasso musical e moldaram o nosso gosto, se possível bom, para, por exemplo, saber e sentir a beleza do canto de Dalva de Oliveira, Dick Farney, Lúcio Alves, João Gilberto, Elis, Tim Maia, Betânia, Ney Matogrosso, Gal, Clara, Bituca, Rita, Nara, Paulinho da Viola e outros que foram e são exemplos para as novas gerações. Que estes artistas figurem em uma lista das melhores vozes de nossa música é pertinente, como são em minha lista. Por outro lado, ao contrário do júri, que para completar os tais 100 nomes partiram por veredas e vertentes onde não ecoam vozes, mas criações, ousadias, inovações de compositores que são fundamentais a linha evolutiva da musica brasileira, jamais detentores de um conto referencial.
 
Só assim faz sentido a inclusão naquele universo centenário os nomes de Lobão, Jards Macalé, João Gordo, Fagner, Johnny Alf, Clementina de Jesus, Ed Motta, o querido Erasmo Carlos, a doce Fernanda Takai, Bezerra da Silva, cuja importância em nosso panorama musical não se prende propriamente a emissão de seu canto, mas a atitudes de renovação e originalidade, se é que me entende.

Foto: Tim Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário