sábado, 28 de janeiro de 2017

Como nos vêem


O Observatório Político da América Latina e do Caribe - OPALC, ligado ao renomado Instituto de Estudos Políticos de Paris - Sciences Po, fez um balanço sombrio sobre a crise brasileira em seu novo relatório anual sobre a região. Segundo o texto, “a alternância não eleitoral de 2016 desafia um quarto de século de consolidação democrática”.

“Como na maioria dos períodos de crise que o Brasil conheceu em sua história, a solução de conflitos políticos se deu em um círculo fechado das elites. Mas, desta vez, a solução não foi negociada. Ela foi imposta pelo desvio de um instrumento da democracia - o impeachment - e realizado de “maneira brutal, abusiva e indecente” e “teve o efeito de reforçar a polarização política e  fragilizar as instituições democráticas”.

O OPALC aponta que “as revelações que se sucedem no contexto da Lava Jato […] alimentam o descrédito da classe política e fazem tremer o sistema político em seu todo”. E que “ao fim de 2016, a democracia brasileira parece esfarrapada, corroída pelos excessos de seus representantes.”

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário