quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Nobre invasão


Este crescimento do fluxo de turistas estrangeiros no país é fruto dos eventos como Copa do Mundo em 2014 e, mais recente os Jogos Olímpicos do Rio com reflexo em todo país, motivando também o turismo interno.

Salvador, por exemplo, não pode ser queixar, tem gringo pra todos os lados: Terreiro, Pelourinho, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim, Elevador Lacerda, Porto da Barra, onde quer que se vá há sempre um contingente de gente de língua enrolada, pedindo a sua ajuda pra desenrolá-lo no acesso estes locais. Os hotéis, pousadas, albergues tem suas lotações no limite, ou quase.

O lado triste dessas visitas, entre outras, é a exposição, como uma chaga social, da nossa indigência social e cultural. Crianças e jovens, com ou sem identificação, assediando os turistas com a venda de suas bugigangas, cuja recusa é às vezes motivo para uma atitude agressiva do vendedor ao ter seus produtos recusados pelo visitante.

Ou a mendicância recolhendo os restos de comida deixados pelo consumidor em seus pratos, nas áreas externas de lanchonetes ou restaurantes. A cena é triste e constrangedora pela fome e seu caráter animalesco, de nossa pobreza enfim. 

Foto: Ilustrativa                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário