domingo, 3 de setembro de 2017

O mar vem cobrar a fatura

De acordo com estudos do professor da Universidade Federal da Bahia – UFBA, José Maria Landim, doutor em Geologia Marinha, o aumento do nível do mar deve ser de 0,5 a 1 metro nos próximos 80 anos. E essa mudança deve ser sentida, principalmente, nas praias com faixa de terra mais curta e nas áreas mais baixas da cidade. Essas, segundo ele, serão as primeiras a ser engolidas. 
A mudança seria capaz de tirar do mapa praias como as do Porto e do Farol da Barra. Além disso, uma imensa área na Cidade Baixa, que abrange bairros como Monte Serrat e Bonfim, também está sob ameaça.

Uma transformação lamentável no mapa praieiro da capital será sentida então, se bem que não estaremos mais aqui para constatar a bagaceira, mas será triste para a cidade, a morte do Porto e do Farol, baú de recordações inesquecíveis daqueles loucos anos 70.

O alerta do professor Landim tem como base seus estudos da chamada ‘evolução pretérita da zona costeira’, cujo foco é analisar como o nível do mar se comportou no passado e de que forma a zona costeira respondeu a essas variações. “As avenidas Oceânica e Otávio Mangabeira avançaram na faixa de areia, diminuindo a largura das praias, que não terão para onde recuar com o avanço do mar”.

Fonte: Correio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário