domingo, 12 de janeiro de 2014

A força dos ventos.

Ontem, em um posto de gasolina, na entrada de Morro do Chapéu, enquanto aguardávamos o almoço, entre uma gelada e outra, chamou a atenção de todos uma imensa carreta, maior que o maior dos trios elétricos, transportando lentamente, uma gigantesca peça de aço comprida e branca. Eram as primeiras hélices das torres de geração de energia eólica que estão sendo montadas no distrito de Vila Feliz, no município de Morro do Chapéu.

A Bahia já possui mais de 130 licenças prévias de projetos, sendo o do Morro o mais adiantado em fase de implantação, pois beneficiado por sua altitude de mais de 1.100 m acima do nível do mar e sujeito a várias correntes de ar que irão gerar uma energia renovável e não poluidora como é a energia eólica. Fico a imaginar a força dos ventos capaz de girar hélices como a que vimos passar, gerando energia que será acumulada em baterias e própria para uso doméstico ou industrial conforme rede de distribuição.

Parques semelhantes estão implantados em Campo Formoso, Sento Sé, Camaçari, Igaporã, Casa Nova que nos faz lembrar do furacão Katrina para fazer girar tantas hélices gigantescas como aquelas que estão sendo instaladas em Morro do Chapéu. É a força dos raios e das tempestades de Iansã.

Foto: Torre de geração de energia eólica


Nenhum comentário:

Postar um comentário