quinta-feira, 23 de maio de 2013

Angélica - Quem é essa mulher!


A Comissão da Verdade segue os seus trabalhos lentamente, pisando em ovos às vezes, mas sempre em frente e se posicionando, como há dias atrás, diante do Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-CODI paulista na época da repressão, considerado torturador por 10 entre 10 presos politicos, como a atriz Bete Mendes. Em sua arrogância militar disse entre “não dizer” que lutava pela democracia ao desempenhar o papel sujo que lhe coube, talvez orgulhoso.

Sempre que penso ou lembro dos crimes cometidos pela ditadura militar vem em minha memória o horror sofrido pelo jovem Stuart Angel Jones, filho da figurinista e estilista Zuzu Angel e de um cidadão americano. O que se sabe da morte de Stuart Angel nem os asseclas de Hitler seriam capazes de tamanha brutalidade. Conforme relato de outros presos que presenciaram o ritual macabro de suas celas, o militante da facção de esquerda MR-8 foi torturado até desfalelecimento, sendo amarrdo ao cano de descarga de um jipe militar e arrastado pelas dependências da Base Aerea do Galeão, até a morte. Seu corpo foi amarrado, colocado em um saco e jogado ao mar por um helicópetro.

Sua mãe, Zuzu Angel, por ser uma personalidade internacional rodou o mundo denunciando os crimes da ditadura militar e a morte de seu filho, clamando por justiça ao governo americano já que Stuart Angel por ser filho de americano tinha dupla cidadania. Os Estados Unidos por ser avalista do golpe militar e da manutenção da ditadura militar não foi um bom endereço para que Zuzu Angel gritasse por justiça e pelo desaparecimento de seu filho.

Miltinho do MPB-4 e Chico Buarque compuseram a canção Angélica em homenagem a esta corajosa mulher, que em versos triste canta o seu desespero, sua busca incansável por seu filho que dorme na escuridão do mar.

Vídeo: Youtube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário