quarta-feira, 10 de junho de 2015

Com ou sem autorização

O plenário do Supremo Tribunal Federal–STF decidirá hoje sobre a necessidade de aprovação prévia para a publicação de biografias. A ação proposta pela Associação Nacional de Editores de Livros rendeu um bate-boca entre artistas e escritores com ofensas e descomposturas públicas patrocinadas pela senhora Paula Lavinge e seu Instituto Procure Saber.

Este Instituto defende interesses de Roberto Carlos, Caetano, Chico, Milton, Erasmo, Djavan e Gil entre outros que viam nas biografias uma invasão de privacidade e o uso de suas vidas e trajetórias artísticas para fins comerciais, sem qualquer recompensa financeira por estas exposições. Há controvérsias!

O Rei iniciou a rebelião desde 2006 quando recorreu a justiça pedindo a retirada de circulação do livro de Paulo César de Araujo, a biografia Roberto Carlos em detalhes, sendo o único livro no país, proibido há quase dez anos por um biografado. Como se viu em fragmentos do livro e confissões do autor em entrevistas é muito mais um relato de um fã, um admirador, que propriamente “mexericos da Candinha” como temia e teme o Rei. Rei e ditador. A decadência é mesmo o fim..

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário