sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Covarde e hipócrita

Esses tais Diários da Presidência foram bolados para que Fernando Henrique Cardoso possa, ainda em vida, usar o espaço decrépito da velha mídia para se tentar se projetar como estadista – e não como o triste golpista cercado de reacionários em que se transformou.

Mas, apesar de os quatros livros anunciados se anunciarem, também, como lengalengas intermináveis sobre o cotidiano de FHC, alguma aventura há de se extrair das elucubrações do velho ex-presidente do PSDB. A primeira delas, referente à confissão de que, em 1996, FHC soube dos esquemas de corrupção da Petrobras, mas nada fez, é extremamente emblemática.

Sabe que, apesar de ter admitido um fato criminoso e moralmente inaceitável, terá o noticiário a seu lado, nem que seja por omissão. Mas, dessa inusitada confissão, surge um questionamento moral e ético mais profundo. Em abril, em nota amplamente divulgada na imprensa, FHC mostrou-se apoplético com declarações da presidente Dilma Rousseff sobre, justamente, acusações de delatores da Operação Lava Jato dando conta da corrupção na Petrobras, durante os governos tucanos.

Foi um covarde. E, agora, ao revelar-se como tal, tornou-se um hipócrita. Por isso, algo me diz que esses diários irão, muito em breve, para o lixo da História. Como, de resto, o próprio FHC.

Texto: Leandro Fortes (fragmentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário