sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Morte e vida severina

Serão muitas, esta semana, as homenagens aos 60 anos da publicação do livro Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e a saga da família nordestina, procurando as cidades como fuga da seca e da fome que assolavam o sertão pernambucano. É um épico da literatura brasileira, cujo tema já foi explorado por entre tantos outros brilhantes escritores, mas sem a força demolidora e comovente do poeta pernambucano.

Talvez por ser um texto teatral e ter recebido do ainda muito jovem Chico Buarque de Holanda, uma versão musical tão densa e dramática como são seus personagens, ela, a Morte e vida severina, tenha para cada um de nos brasileiros, nordestinos ou não o impacto emocionante que se arrasta aos longos do ano, visto a sua permanência de sofrimento e dor no nordestino. 

Amanhã a Globo News apresentará um documentário sobre Morte e vida severina que tanta captar a trajetória oposta do nordestino, já que pessoas com referências culturais e visões do mundo diferente como Cristina Aragão, Murilo Salviano, Sandiego Fernandes, Gerson Camarotti e Edson Vander Simpson decidiram refazer o percurso, a caminhada, imaginada pelo poeta. Imperdível, amanhã na Globo News, as 20,50 hs (horário de verão).

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário