quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Na mesma barca

Se em termos legislativo é um passeio de índio visitar a Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, dada a sua irrelevância política, já quem busca alguma beleza plástica vale muito conhecer as obras de Caribé e de Carlos Bastos que decoram o prédio. Personalidades das artes plásticas baianas, Bastos e o argentino abaianado Caribé por muito tempo figuraram entre os mais representativos nomes de nossa pintura aqui ou longe daqui.

De Carlos Bastos, por exemplo, se encontra no plenário da Assembléia um gigantesco painel de 180 m² em que a galeota que conduz a imagem de Senhor do Bonfim na festa da procissão dos navegantes está repleta de personalidades da vida religiosa, política e cultural de Salvador. 

Estão ali, Caetano, Gal Costa, Maria Betânia, Irmã Dulce, Antonio Carlos Magalhães, Luís Viana Filho, o jornalista Florisvaldo Matos, Camafeu de Oxossi, Menininha de Gantois, Jorge Amado, Major Cosme de Faria, a colunista social July, enfim tem estampas para todos os gostos, em que pese a repercussão pouco amistosa da sociedade à época, quanto a diversidade representada, em um lugar tão circunspecto como a Assembléia Legislativa. Quero é prova! Mas, vale uma visita, sim.

Foto: Painel de Carlos Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário