quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Os hebreus vão descer

A novela da TV Record, a superprodução Os Dez Mandamentos tem deixado os diretores do núcleo de novela das 21 horas da TV Globo, carecas. Os que já são, estão insones mesmo, tudo porque esta semana vai ao ar a travessia pelo Mar Vermelho, cuja cena está sendo montada desde abril para que os hebreus em fuga, guiados por Moisés, escapem da perseguição do faraó e seu exército. Bem que aqui caberia a participação de Margareth Menezes na trilha sonora da novela, soltando os bichos sobre os egípcios, “ê faraó, ê faraó”, mas eles, os diretores, sabem o que fazem.  

Quem já viu as cenas gravadas não se cansam de afirmar que os caras atingiram nível de Hollywood na construção do cenário, nos detalhes cenográficos e na bagaceira em que os egípcios foram tragados pelo comando do cajado de Moisés que logo fechou as portas do Mar Vermelho

Espera-se que desta vez não apareçam em cena, objetos como bóias, pneus de caminhão, jet ski ou botes salva-vidas como em uma cena recente no mafuá de Cleópatra, em que seus serviçais apareciam ao lado de um extintor de incêndio. A gente entende até como metáfora, em se tratando de Cléo, mas que foi bizarro, isto foi.

Os cientistas tentam explicar a possibilidade física de ter ocorrido de fato a abertura do Mar Vermelho em 50 quilômetros ou em alguns metros para a passagem do povo de Moisés. Sempre eles, os cientistas, querendo explicar tudo, calcular a extensão da abertura, com simulações em seus computadores e cálculos como verdadeiros “desmancha prazer” que são. 

Não interessa o que eles acham, nem suas avaliações matemáticas ou climáticas, pois nos basta mesmo a monumentalidade do feito bíblico, a sua versão e estamos conversados. A Record e o Bispo sabem do que estão falando e fazendo com o dízimo dos otários.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário