terça-feira, 20 de outubro de 2015

Hoje é dia de música

Em exibição há um ano, pelo canal fechado HBO, a serie Hoje é dia de música apresentada por Ivan Lins e Mônica Salmaso percorre diversos episódios de nossa música, ilustrados com entrevistas, imagens de arquivos, lugares, encontros entre personalidades e música, naturalmente. Assim, são motivos e temas dos episódios, acontecimentos como a bossa nova, o tropicalismo, o novo samba de 1963, os festivais de 1968, curiosidades como o dia da gravação de Asa Branca por Luis Gonzaga, o embarque de Carmen Miranda para os Estados Unidos etc.

Esta semana foi tema da serie os Festivais da Record e a ruptura proposta por Caetano e Gil com o tropicalismo, em que inicialmente foram jogados em uma espécie de arena em que de um lado estavam os tradicionalistas, defensores da pureza do samba e, de outro os modernos tropicalistas. Amigos de um primeiro momento quando de inicio de suas carreiras, de repente foram vistos em lados opostos com acusações e deméritos ao trabalho dos baianos.

Chamou a atenção, a declaração recente de Edu lobo, que entrevistado no programa confessa ter sido tudo aquilo teatral, um programa de televisão e que não saberia tocar em seu violão qualquer música do tropicalismo, ele um músico refinado, de conservatório e revela-se também um conservador. Deve ter doído muito nele essa tal linha evolutiva da música brasileira, embora seja um grande músico.

Foto: Ivan Lins e Mônica Salmaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário