domingo, 27 de janeiro de 2013

Tem um japonês no meu pé!

 
Enfim consegui o vídeo da peça publicitária que fiz para o Shopping Barra, em 2006, como parte da campanha do Dia dos Namorados, daquele estabelecimento comercial, cujo caminho da cruz já relatei aqui neste espaço, mas que volto ao tema para ilustrar o vídeo.  

As gravações, apenas a parte que me tocava, foram feitas durante uma manhã de sábado, numa das ruas do Horto Florestal e cujo camarim da filmagem era a mansão de uma senhora amiga de alguém da produção. Ali a equipe se reunia, eu trocava de roupa e recebia as instruções verbais do que deveria ser feito e que depois seriam ensaiadas no próprio local da filmagem.
 
Era algo simples que talvez desempenhasse sem qualquer dificuldade não fosse o diretor, um japonês paulista, um Aikra Kurosawa mal resolvido, fosse tão exigente comigo. “Olha prá frente”, “levanta a cabeça”, “suspende o guarda chuva”, “sobe no meio fio”, “desce do meio fio”, “canta a música do MP3” era muita coisa, muito comando, muita gritaria, para as 07 horas da manhã de um sábado e ainda debaixo de chuva. Ainda que a chuva fosse cenográfica, ou até pior, pois gastava a água da vizinhança e que alimentava uma espécie de enorme chuveiro sobre a minha cabeça e que me acompanhava nesta via sacra sob os gritos do japonês. Pensei em desistir e mandar o japonês para alguma esquina da Nagasaki em 1945, mas resisti pela gentileza da equipe de produção em especial da jovem Lívia que havia feito o contato comigo.

Próximo de meio dia o resultado foi dado como satisfatório após a repetição da cena em pelo menos 10 ocasiões e cujas interrupções também atendiam a entrada e saída de moradores de suas residências e o lanche oferecido pela produção para aguentar o repuxo do japonês. Quando terminei a participação na filmagem o boné de mafioso italiano, o pulôver, a camisa e calça de fino corte que usava, assim como o sapato estavam em estado desolador e provavelmente recusados pelo primeiro carente que se apresentasse. Hoje revendo o filme, dá prá ver como o cinema é terra do faz de conta, pois tudo aquilo que gastamos uma manhã para fazer, em que pese o japonês, foi reduzido a poucos segundos em que apareço cantando e dançando, ou melhor, tentando, na chuva, como um Gene Kelly mal-ajambrado.

 

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