quarta-feira, 8 de junho de 2016

Bom dia, tristeza


Quem conhece a obra musical do compositor paulista Adoniran Barbosa, já deve ser familiarizado som seu linguajar simplório, quase ingênuo, e seu sotaque de caipira italianado, seus personagens dos bairros do Bexiga e do Brás, moradores de malocas, barracos e freqüentadores de bares periféricos. São vidas simples, às vezes trágicas, mas também engraçadas.

Não é sem surpresa que a gente se depara com a melodia triste e versos também de Bom dia tristeza, e fica-se sabendo que a canção é de autoria de Vinicius de Moraes e Adoniran Barbosa. O mais surpreendente ainda é que eles não se conheceram em vida, nunca se falaram e acabaram parceiros

Estava Vinicius em bar quando começou a rabiscar em um guardanapo que acompanhava seu uísque, os versos da canção Bom dia tristeza. Naquele mesmo dia encontrou com a cantora Aracy de Almeida de quem era amigo e, a ela entregou os versos daquela pequena obra prima, para que ela fizesse o que quisesse. 

Ela quis e fez. Entregou ao também seu amigo Adoniran Barbosa, e assim surgiu mais um grande sucesso de Maysa. A riqueza da música brasileira não se limita apenas as suas canções, mas também as suas histórias. Lindas como essa.

Foto: Adoniran Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário