sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Nordestão voltou!

Por razões nem sempre muito bem explicadas a CBF sempre atuou como um entreve a realização da Copa do Nordeste, O Nordestão, entre os clubes da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Paraíba e Alagoas, suspenso em 2010. Sempre fui um entusiasta da Copa do Nordeste, não pelo fato do Vitória ter sido o grande campeão na maioria das edições já disputadas, mas por colocar em um mesmo balaio, realidades técnicas e financeiras próximas e equilibradas.

A rivalidade existente entre os times nordestinos, a paixão dos torcedores por seus clubes e a sua freqüência aos estádios se traduz em um forte apelo popular, proporcionando grandes arrecadações em qualquer das praças onde haja jogos. Rendas que na maioria das vezes estes mesmos clubes não conseguem quando chegam a Serie A e, menos ainda na Serie B do Campeonato Brasileiro. Talvez seja esta a razão da cobiça da CBF em ter sempre os times nordestinos na competição maior do futebol brasileiro, pelas arrecadações de que também se beneficiam os times visitantes do sul do país. O Nordestão voltou e o inicio será após as férias dos profissionais, no dia 19.01.2013.

O exemplo do Santa Cruz é emblemático. Disputando a Serie D do Campeonato Brasileiro, o time pernambucano consegue botar 40.000 torcedores em seu Estádio do Arruda, jogando contra times que não fazem parte do inconsciente coletivo futebolístico, assim como Íbis, também pernambucano e considerado o pior time do mundo, ganhando apenas do Tabajara, quando a vaca não joga.

Foto: Torcida do Santa Cruz em festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário