terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pagode e polícia, tudo a ver.

Até o momento me escusei a fazer qualquer comentário sobre o episódio policial, envolvendo uma banda de pagode de Salvador (tinha que ser!) e duas jovens adolescentes na cidade de Ruy Barbosa – Ba. Pode parecer redundância colocar no mesmo balaio, frente a frente, uma banda de pagode e a autoridade policial. Tudo a ver, pois se igualam e se merecem em ações e comportamentos desastrados. Dito isso fica clara a minha falta de isenção em comentar qualquer delito moral cometido por estes ajuntamentos pretensamente musicais, em uma cidade que parece ser crime trabalhar como balconista de farmácia, caixa de supermercado, aluno do SESC/SENAC, garçons de bares e restaurantes, já que todos, ou quase, querem acontecer, brilhar, estrear à luz de holofotes. Tudo isto com o beneplácito e a conivência de uma mídia tão despreparada e igualmente originária de famílias e redutos periféricos como estes “artistas” que incensam e querem e, às vezes, conseguem transformar em sucesso. Algumas vezes acabam atrás das grades, mas isto também um dia aconteceria mesmo longe dos palcos, dos blocos carnavalescos e das páginas dos jornais.

O que aconteceu com esta “coisa” chamada “News Hits” na cidade do interior baiano, onde dois integrantes deste bando são acusados de terem estuprado duas jovens menores, após o show, em um evento patrocinado pela prefeitura, é sintomático do que são e do que podem provocar em uma plateia composta em sua maioria por adolescentes. Letras claramente pornográficas, coreografias que lembram e simulam relações sexuais, gestos eróticos em que a genitália de ambos os sexos são frequentemente insinuadas, compõem o cenário de depravação e degradação moral, onde o Conselho Tutelar, o Juizado de Menores e a truculência policial deveriam sempre acompanhar esta lambança em qualquer pocilga que se apresente.

Vale lembrar que a autoridade municipal agiu em desacordo com a Lei Antibaixaria recentemente aprovada e que proíbe qualquer órgão público a contratar estes bandos cuja falsa música denigre a imagem da mulher. A julgar o acontecido, o bando pagodeiro não apenas manchou como atentou contra a integridade física da mulher.

Foto: Banda News Hits

Nenhum comentário:

Postar um comentário