quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Por que virei à direita"


Tenho a antiga mania de ler colunistas de jornais, pouco importando se o jornal é de hoje ou do mês passado, já que o tema, o assunto da coluna não é a noticia do dia, a catástrofe noturna, para que se procure atualidade, mas o que representa a idéia, a opinião do articulista. Este hábito talvez tenha nascido nas leituras do Pasquim, nos anos 70, em especial nos artigos do Paulo Francis ou nas debochadas e irônicas observações sobre nosso país ou país dos outros, pelo Ivan Lessa a partir de Londres onde ele era correspondente da BBC. Hoje tenho minhas preferências que vão do Fernando Rodrigues, Eliane Catanhede, Ruy Castro, Carlos Heitor Cony, Marcello Coelho até o Agamenon Mendes Pedreira, não necessariamente nesta ordem, como costuma afirmar o pilantra marido de Dona Isaura, no segundo caderno de O Globo, aos domingos.

Enfim, leio o que se adéqua ao meu pensamento e ouço o que gosto ou aquilo que me convém como idéia que em geral não contesto e, aceito ou passo a comungar com aquelas intenções. Já me disseram que esta busca por iguais pode decorrer da fragilidade das minhas convicções que não resistem a um contraponto, uma réplica como se diz nestes tempos de mensalão. Pode ser, e daí? Se fosse tão original assim, não estaria aqui batucando estas trivialidades, pelo contrário, estaria rivalizando estas discordâncias, publicamente, em outro contexto, como se dizia nos anos 70. (Sou um saudosista!)

Pelos folhetos e revistas que recebo da Livraria Cultura, Saraiva e da editora Companhia das Letras tomei conhecimento do livro “Porque virei à direita” dos intelectuais João Pereira Coutinho, Luiz Felipe Pondé e Denis Rosenfield. Os dois primeiros são articulistas do caderno Ilustrada da Folha e o último é professor de filosofia da USP do Rio Grande do Sul. Como sempre disponho de uma considerável quantidade de cadernos da Ilustrada, graças a um amigo do prédio da empresa onde trabalhava, sempre estou às voltas com os textos do Coutinho e Pondé. Intelectualmente poderosos, luto como um Davi contra Golias para refutar o conservadorismo dos dois e as observações desairosas sobre os conceitos de sociedade, política, partidos, pessoas, utopia que adquiri e baseiam aquelas fragilidades intelectuais já denunciadas.

O livro é uma das minhas prioridades literárias, embora já conheça parte dos textos publicados na Folha, sei que foram enriquecidos por novos o que deverá tornar a leitura mais nova e instigante. Desnecessário dizer da qualidade dos novos fiéis conservadores e liberais, mesmo cuspindo no prato esquerdista onde um dia saciaram sua fome de entender o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário