sábado, 30 de março de 2013

O Bando sem Auristela.

Tenho pelo Bando de Teatro Olodum uma relação de admiração e entusiasmo, não apenas pelo grande talento de quase todos os seus atores na ativa ou que já passaram por lá, mas principalmente pelo engajamento social do grupo, formado eminentemente por negros, na discussão de temas em torno da questão racial.

Criado pelo diretor teatral Márcio Meireles o Bando foi responsável por espetáculos irrepreensíveis como Sonho de uma noite de verão e montagens que colocam em cena a questão do negro pobre e da periferia, além de vítima e talvez inconsciente propagador do preconceito racial. Bai, bai pelo, Essa é a nossa praia, Zumbi, Já fui! e Ó pai ó, que virou filme e minissérie na TV Globo com repercussão nacional são um dos muitos sucessos do Bando, como o Cabaré da Raaaaaaaaaaaaaça que estreou em 1997 e até hoje é apresentado em pequenas temporadas, mas sempre lotada.

Agora, tardiamente, tomei conhecimento da morte de uma de suas atrizes, Auristela Sá, vítima de um câncer, no inicio do mês. Guardarei de Auristela a sua impagável personagem Flávia Karine no espetáculo Cabaré da Raaaaaaaaaaaaça, uma cantora de axé que fez um estrondoso sucesso em Itiúba. Descanse em paz!

Foto: Auristela Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário