domingo, 3 de março de 2013

Persona mais que grata!



Leitor habitual do PASQUIM, li em primeira mão, como milhares de leitores, a carta de Gil, direto do exílio em Londresrecusando a honraria concedida pelo Museu da Imagem e do SOM – MIS, com o troféu Golfinho de Ouro pelo seu trabalho na música popular brasileira. A carta é um tapa na cara daqueles que imaginaram homenagear o grande artista brasileiro e deve ter se arrependido amargamente pela concessão recusada. Num momento em que o artista é “convidado” a deixar o país, uma senha como quem é expulso de sua casa, o MIS por ser uma instituição pública vestiu o papel de seus algozes que cortaram sua onda, seu trabalho, sua música.

A revista BRAVO que dedicou a GIL uma das suas recentes edições transcreve trechos da carta que ainda permanece atual pela rebeldia anti ao paternalismo oficial e a visão de uma sociedade racialmente segregada e pela qual o artista sempre se posicionou contrário.
 
“Eu não tenho porque não recusar o prêmio dado por um samba que eles supõem ter sido feito zelando pela pureza da música brasileira. Eu não tenho nada com essa pureza. Tenho três LPs gravados aí no Brasil que demonstram isso.

E que fique claro para os que cortaram minha onda, minha barba que Aquele abraço não significa que eu tenha me “regenerado”, que tenha me tornado “bom crioulo puxador de samba” como eles querem que sejam todos os negros que realmente “sabem qual é o seu lugar”.

Mesmo de longe eu posso compreender tudo. Mesmo na Inglaterra a embaixada brasileira me declara “persona non grata” para as agencias de noticias. Nenhum prêmio vai fazer desaparecer essa situação...” Grande e eterno GIL!
 
Foto: Revista BRAVO - Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário