quinta-feira, 11 de abril de 2013

Você não soube me amar!


O Rock Brasil que incendiou o país no inicio dos anos 80 foi detonado pela banda BLITZ com um compacto simples (disco com duas faixas) através da música Você não soube me amar com vocais de Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Márcia Bulcão. O sucesso foi tão arrasador que o grupo foi convocado às pressas pela gravadora que lançou compacto, para o registro imediato de seu primeiro LP.

Estávamos em 1982, o país ainda vivia sob o domínio da censura, não mais uma censura política, tendo em vista o projeto de distensão lenta e gradual do regime ditatorial, mas uma censura de ordem moral e do controle dos costumes, vista a quantidade de grupos jovens que iam surgindo e dominando o ambiente musical do país. Acreditando nesta nada ingênua razão, o disco foi gravado sem que se tivesse o retorno das canções encaminhadas à censura, com o carimbo de liberação para gravação e execução pública. Tal não foi a surpresa quando o grupo e gravadora ficaram sabendo que Cruel, Cruel Esquizofrenético Blues e Ela Quer Morar Comigo na Lua estavam proibidas. E aí?

Fui um dos muitos consumidores de músicas que adquiriu o primeiro LP da Blitz, As aventuras da Blitz, empolgado com aquela geração que estava balançando a pança e os quadris do país, como o Barão Vermelho, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Legião Urbano, Ira, Os Titãs e a nossa baiana Camisa de Vênus. O espanto ficaria por conta da verificação, após a retirada do vinil da sua capa e do invólucro protetor de plástico, que as duas últimas faixas do lado B estavam riscadas de modo violento e assim, impróprias para a reprodução. A razão da censura era a existência de algumas inocentes expressões ou palavrões que hoje são utilizados fartamente na linguagem coloquial, entre amigos, mostrando como a censura, qualquer que seja, é uma burrice e uma violência inominável.

Foto: Capa do LP da Blitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário