segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Todos os caminhos levam ao Barradão


Se o processo de desapropriações continuar fluindo como vai, o governo vislumbra boas chances de inaugurar, até o fim do ano, a Via Expressa do Barradão.

A tal via é fundamental para a diretoria do Vitória atrair investidores para executar o projeto da Arena Barradão, algo em torno de R$ 25 milhões.

Foto: Vias de acesso ao Barradão

Ordem na bagunça


Quem anda nos transportes urbanos que circulam em Salvador conhece o desconforto de ser abordado por vendedores ambulantes, comercializando água mineral, balas, batata fritas, canetas, agenda telefônica ou portadores de deficiência física esmolando, quando não pregadores evangélicos aos berros com a propagação de sua fé cristã. 

Por mais que se compreenda o problema social dos que se atiram nesta condição, por falta de opção no mercado de trabalho, é desagradável e inconveniente a abordagem, isto sem falar na histeria evangélica, pois com esta não se pode contemporizar.

Mas, os problemas se não acabaram, pelo menos eles vão se adequar a uma nova realidade, ainda que fique restrita aos vagões do metrô. A CCR, a companhia que administra o transporte metroviário, através de sua assessoria de imprensa, proibiu o culto evangélico nas estações do metrô, como o comércio de ambulantes em qualquer de suas dependências. 

A comercialização por parte dos vendedores ficará restrita às estações, em box padronizado a ser colocado a disposição dos interessados, mediante taxa pela sua utilização. Enfim, uma tentativa de organizar a bagunça do caótico transporte coletivo de Salvador

Foto: Ilustrativa

O Oscar de melhor filme estrangeiro vai...


Melhor assim, que o filme brasileiro Que horas ela volta? da diretora Ana Muylaert não tenha sido selecionado pela comissão do Oscar, como representante nacional, na disputa pela estatueta de melhor filme estrangeiro. Pois a escolha realimentaria a esperança de conquista tal qual se deu com Central do Brasil, terminando com mais uma frustração.

Desta vez era certo que o filme húngaro O Filho de Saul não teria concorrente de peso que lhe fizesse ser preterido na escolha de melhor filme estrangeiro, o que acabou acontecendo ontem a noite. Mesmo não tendo, ainda, assistido O Filho de Saul, as críticas que tenho lido confirmam que o bom filme de Ana Muylaert, que trata das relações entre empregada e patroa, com viés na desigualdade social e na descriminação contra a nordestina, em papel exemplar de Regina Casé, não seria páreo para o filme húngaro.

Mais uma vez o cinema investe na Segunda Guerra Mundial e o extermínio de judeus pelos nazistas com a comoção que sempre causa a matança indiscriminada pelos alemães. Há uma ferida aberta na história da humanidade que não cicatriza e a sua representação na tela tem gerado filmes admiráveis, como a Lista de Schindler, O pianista, Pearl Harbor, O dia D e tantos mais, que por certo O filho de Saul entrará nesta galeria.

Foto: O filho de Saul

Eles disseram...

Isso aqui está virando uma suruba – Deputado Vinicius Gurgel – PR-AP –Sobre o Conselho de Ética da Câmara

Eu vou tirar dos anais a palavra usada por vossa excelência – Deputado José Carlos Araujo – PSD-BA – Presidente do Conselho de Ética da Câmara – Condenando o palavreado do colega

Eu queria ficar 30 anos, mas não vai dar – Apresentador Jô Soares – Lamentando o fim de seu programa na TV Globo

Me engravida, Mick – Fã dos Rolling Stones – Portando cartaz no show do Maracanã

Vamos encerrar um capitulo de nossa história – Barack Obama – Presidente dos EEUU – Sobre o plano para fechar a prisão de Guantánamo.

Foto: Jô Soares

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Toco y me voy


A máxima de que o ano só começa depois do Carnaval foi também observada pela Caixa Cultural, de Salvador, que após uma longa pausa retoma os trabalhos no próximo final de semana.

Após a edição do Circuito Música Bahia em que as atrações eram vozes masculinas e femininas locais, agora será a vez das bandas que surgem no estado. A abertura do projeto ficará a cargo da banda Toco y me voy de 03 a 60 de março e, mais outras quatro bandas virão em seguida.

Foto: Toco y me voy

As túnicas rotas das vestais

O Ministério da Justiça divulgou nesta sexta-feira (26) que a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar as suspeitas de crimes cometidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, envolvendo o envio de dinheiro para a jornalista com quem teve um caso extraconjugal, Miriam Dutra, na Espanha, por meio de um contrato da empresa Brasif Exportação e Importação S. A .

O inquérito correrá sob sigilo de Justiça e terá como base as afirmações de Miriam em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, na qual ela afirmou que o ex-presidente, com quem teve um caso extraconjugal, assinou um contrato fictício com a empresa pelo qual recebeu US$ 3 mil mensais entre 2002 e 2006. Ainda segundo Miriam, o ex-presidente teria enviado, por meio de contas no exterior, dinheiro para sustentar ela e seu filho Tomás no exterior quando ainda comandava o País.

Fonte: Tribuna

Porque hoje é sábado

A bela valsa Lábios que beijei, composição de Leonel Azevedo e J.Cascata, teve a sua primeira gravação na voz de Orlando Silva, em 1937 e um dos seus maiores sucessos. O vozeirão de Orlando Silva foi uma espécie de voz guia da nova música brasileira, tal a admiração de João Gilberto pela sua forma de interpretar as canções e silenciosamente preparou um novo estágio para a nossa música, trocando o dó de peito pela solidão do banquinho, o violão e os acordes dissonantes. Era a bossa nova, mas isto é história.

Lábios que beijei, que não chegou a ter a voz de João, recebeu gravações dos mais diversos interpretes como Ângela Maria, Cauby Peixoto, Fafá de Belém, Jacob do bandolim, o jovem interprete português Antonio Zambujo mas o arranjo de Radamés Gnatalli para a gravação de Orlando Silva continuava intocável. Recentemente em uma gravação ao vivo Caetano fez o registro, bonito, de Lábios que beijei, com o auxilio do violoncelista Jacques Morelenbaum e orquestra, assim como Mõnica Salmasso em uma gravação emocional e contida no seu disco Alma Lírica Brasileira.

Vídeo: Youtube

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A Rio-2016 vai passar por aqui


A Arena Fonte Nova, em Salvador, está entre outras quatro capitais brasileiras, além de Rio, São Paulo, Manaus e Belo Horizonte, que sediará partidas de futebol pelas Olimpíadas Rio 2016. Serão realizadas aqui 10 partidas, sendo 07 de futebol masculino e 03 do feminino, entre elas a terceira partida da seleção brasileira masculina na fase inicial da competição, com adversário ainda a ser definido.

Os ingressos para as mais diversas competições já estão á venda desde o ano passado e continuam no site www.rio2016.com/ingressos, mas uma compra cega, sem identificação de adversários, em especial no futebol, já que somos parte interessada nos jogos que serão realizados na Arena Fonte Nova

As compras podem ser on-line com pagamento através de cartões de crédito com a bandeira VISA, um dos muitos patrocinadores do evento. O recebimento dos ingressos pode ser em domicilio, mediante um taxa de serviço, ou no local da competição, sem a cobrança da taxa. É a Rio 2016 nos esperando de 03 a 21 de agosto. 

Foto: Arena Fonte Nova