sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Praça dos ebós

Com a proliferação das igrejas evangélicas pelo país, e seu crescente contingente de fieis, era inevitável que os pastores evangélicos, ou outros membros do mafuá, não satisfeitos com os dízimos, fossem descolar alguns trocados, com suas eleições para as Câmaras de Vereadores ou Assembleias Legislativas pelo Brasil afora. 

Assiste-se aqui no estado e em qualquer outro, a instituição pelos senhores vereadores e sancionados pelo prefeito o difuso, mal explicado e incompreensível Dia do Evangélico. Um feriado municipal regiamente obedecido pelos cidadãos e pelas autoridades públicas, estas de olho nos dividendos eleitorais por gestos tão nobres, para desespero dos comerciantes que são obrigados a cerrarem suas portas em reverência aos senhores evangélicos.

Mas, o Dia do Evangélico não vem sozinho, traz a reboque um espaço público, em geral praça, que sem mais nem menos, aparece como sinalizada por Praça da Bíblia. Recentemente em Salvador nas intervenções públicas da Prefeitura de Salvador, arrumando a casa, apareceu em frente ao Mercado do Ogunjá, uma placa de serviços de requalificação do local, denominada, para espanto dos comerciantes e frequentadores, de Praça da Bíblia

O curioso é que logo ali tem sido o local onde os ebós são arreados como fruto de algum despacho ou de oferenda aos orixás.  Espera-se que o povo de santo, não se intimide com o novo batismo do local, até porque todos somos tementes a Deus e não aos evangélicos e, continue arreando suas obrigações como de costume.

Foto: Ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário