quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mais que nunca era preciso cantar

Dos meus tempos de pensionato nos Barris lembro ter vivido cercado de música por todos os lados. No casarão nº 93, morava Dr. Edmundo, pai de nossas amigas Cristina e Lucinha, sócio participativo da Sociedade de Ópera da Bahia, que tinha o hábito de exercitar seus dós de peito, no mesmo horário noturno em que ocupávamos a sala da pensão, para com nossos apontamentos e rascunhos revisarmos os assuntos das aulas daquele dia.

Também fazia parte de nossa vizinhança o casarão n° 91, onde morava o professor e maestro Almiro Ferreira, que costumava solfejar na flauta ou no sax alguns dobrados e hinos, alem de acompanhar suas duas filhas adeptas do canto coral. Aqui a barra era mais amena e, várias vezes fomos brindados com a beleza das “Bachianas Brasileiras”, por exemplo.

Enquanto nós cantávamos por tudo. Com saudade da família, dos amigos, da namorada; para conquistar as moças do pensionato de D. Jeté; para a bela Pilar, filha de Dr. Adriano, nosso vizinho da casa em frente; enfim, cantava-se porque às vezes não tinha nada mais interessante para fazer, que não cantar.

Desfilávamos nestas oportunidades todo o repertório dos “Beatles” que já conhecíamos, através das versões cometidas pelos conjuntos nativos, tentando impressionar a bela Pilar, que provavelmente àquelas horas dormia. Novo dia e Pilar seguia impassível, pairando sobre a nossa paixão impossível.

Vez por outra e não poucas, Dr. Adriano chegava atacado, injuriado com a lufa-lufa de suas lides jurídicas e nos recepcionava no meio da noite, com a presença da Rádio Patrulha, que ele convidava para os nossos saraus de porta de rua. Atabalhoados e aflitos, corríamos para casa, cuja porta estava sempre entreaberta por uma questão de precaução, largando na calçada, as letras das músicas, cigarros e fósforo, ao primeiro sinal da sirene que sempre escutávamos já nas imediações do Largo do Rockfeller. Mas, “um dia gatinha manhosa, eu prendo você no meu coração”.

Foto: Nosso Pensionato - Rua Prof.França, 89-A - Barris

Nenhum comentário:

Postar um comentário