quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Velho Chico

A próxima novela das 09 horas da TV Globo, como o próprio título sugere, Velho Chico, será ambientada em algumas cidades baianas, como São Francisco do Conde, Paulo Afonso, Salvador além de outras em Alagoas e Pernambuco e terá o querido rio como tema. A equipe técnica direção e atores já se encontram na região nos trabalhos de gravação

Começa na década de 70 com a construção da Barragem do Sobradinho e a desapropriação de muitos moradores das cidades a serem inundadas, entre outras fases, até desaguar num tema polêmico que é a transposição em curso das águas do Velho Chico e que os ambientalistas tanto reclamam, temendo o enfraquecimento do rio.

Aliás, quanto à transposição das águas do Velho Chico para áreas do agreste nordestino, seus defensores têm uma visão menos sombria deste aspecto, já que a mudança do curso do rio se dará nas proximidades da foz, quando o grande volume de suas águas será despejado no oceano. Se os canais fossem feitos ao longo de seu leito seria preocupante a provável fragilidade a que o Rio São Francisco estaria exposto.

O assunto por certo não interessará ao folhetim global, mas sim, a corrupção, maus caracteres em geral, traições, desajustes familiares, muito sexo, drogas e música sertaneja, tudo dentro do receituário novelesco e (i)moral da emissora. Mas, deve haver algum santo também na história, um ambientalista, letrado, boa gente, como contraponto ao rendez-vous geral, significando aquilo que eu, você, nós dois sabemos da etimologia popular. 

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário